Centro Xingó de Convivência inaugura trilha ecológica em Piranhas
A trilha liga Alagoas a Pernambuco; e irá oferecer contato direto com o bioma e com a história local
 
                            O Centro Xingó de Convivência com o Semiárido inaugurou a Trilha Ecológica que dispõe de 2.300 metros de experiência imersiva e educativa sobre o meio ambiente e a história da caatinga local, em Piranhas. A trilha liga Alagoas a Pernambuco.
O trajeto percorre o Mirante do Rio São Francisco, a Ferrovia Histórica de Piranhas (AL) e Jatobá, município de Pernambuco. Segundo o Instituto, o objetivo do projeto é oferecer aos turistas, experiência na caatinga e homenagear a cultura no bioma.
A coordenadora geral do Centro Xingó via IABS, Roberta Roxilene, comentou sobre os principais pontos da iniciativa que vai de Piranhas a Jatobá-PE:
“Entre os principais objetivos relacionados à trilha está a valorização dos elementos bioma-caatinga. Levar as pessoas para fazer esse passeio faz com que possamos trabalhar um pouco sobre a conservação e a preservação do bioma. Um outro elemento é a valorização da história regional que tem relação direta à linha férrea. Parte da trilha, percorremos em cima da linha férrea. E esse é um ponto importante. Divulgar essa história”, afirmou.
Além do contexto ambiental e histórico, a trilha vai contribuir com a educação ambiental de escolas públicas e privadas que tiverem interesse em apresentar o bioma de modo prático aos estudantes.
“Todo o trabalho que a gente pode fazer em torno da trilha e da divulgação do Centro Xingó é que, no futuro, possamos ampliar o roteiro, incluindo, passar por todas as tecnologias sociais e contar como elas funcionam, a importância delas para os agricultores da região e para a convivência do semiárido como um todo”, finalizou.
Para participar da trilha é necessário agendar previamente a inscrição no Centro Xingó, que logo informará quando o guia vai estar disponível para instruir a caminhada do grupo. A Instituição planeja fazer uma pré-seleção e cadastro de guias locais que desejem prestar este serviço.
 
Centro Xingó
O Centro Xingó de Convivência com o Semiárido é fruto de uma iniciativa entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri-AL) e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS-Brasil) que, juntos propõem um para experiências que contribuam com o desenvolvimento sustentável do semiárido.
O comitê gestor do projeto conta com o apoio de entidades como Sebrae Alagoas, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e a Prefeitura Municipal de Piranhas.
Últimas notícias
 
            Loja Maré de Rica lança operação secreta com ofertas inéditas nesta sexta; veja como participar
 
            MPAL, MPF e DPU analisam sistema que trará transparência ao cadastro habitacional de Maceió
 
            MPAL integra operações que resgatam 755 animais e prendem grande traficante nacional
 
            Vereadora propõe criação de novos CAPS e reforça necessidade de expansão da rede de saúde mental em Maceió
 
            Caio Bebeto incentiva jovens a participarem do Programa Prepara Jovem
 
            TSE condena ex-secretário, ex-vereador e administrador de perfil por divulgação de pesquisa falsa em São Miguel dos Milagres
Vídeos e noticias mais lidas
 
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
 
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg) 
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
 
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
 
		
