Centro Xingó de Convivência inaugura trilha ecológica em Piranhas
A trilha liga Alagoas a Pernambuco; e irá oferecer contato direto com o bioma e com a história local
O Centro Xingó de Convivência com o Semiárido inaugurou a Trilha Ecológica que dispõe de 2.300 metros de experiência imersiva e educativa sobre o meio ambiente e a história da caatinga local, em Piranhas. A trilha liga Alagoas a Pernambuco.
O trajeto percorre o Mirante do Rio São Francisco, a Ferrovia Histórica de Piranhas (AL) e Jatobá, município de Pernambuco. Segundo o Instituto, o objetivo do projeto é oferecer aos turistas, experiência na caatinga e homenagear a cultura no bioma.
A coordenadora geral do Centro Xingó via IABS, Roberta Roxilene, comentou sobre os principais pontos da iniciativa que vai de Piranhas a Jatobá-PE:
“Entre os principais objetivos relacionados à trilha está a valorização dos elementos bioma-caatinga. Levar as pessoas para fazer esse passeio faz com que possamos trabalhar um pouco sobre a conservação e a preservação do bioma. Um outro elemento é a valorização da história regional que tem relação direta à linha férrea. Parte da trilha, percorremos em cima da linha férrea. E esse é um ponto importante. Divulgar essa história”, afirmou.
Além do contexto ambiental e histórico, a trilha vai contribuir com a educação ambiental de escolas públicas e privadas que tiverem interesse em apresentar o bioma de modo prático aos estudantes.
“Todo o trabalho que a gente pode fazer em torno da trilha e da divulgação do Centro Xingó é que, no futuro, possamos ampliar o roteiro, incluindo, passar por todas as tecnologias sociais e contar como elas funcionam, a importância delas para os agricultores da região e para a convivência do semiárido como um todo”, finalizou.
Para participar da trilha é necessário agendar previamente a inscrição no Centro Xingó, que logo informará quando o guia vai estar disponível para instruir a caminhada do grupo. A Instituição planeja fazer uma pré-seleção e cadastro de guias locais que desejem prestar este serviço.
Centro Xingó
O Centro Xingó de Convivência com o Semiárido é fruto de uma iniciativa entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri-AL) e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS-Brasil) que, juntos propõem um para experiências que contribuam com o desenvolvimento sustentável do semiárido.
O comitê gestor do projeto conta com o apoio de entidades como Sebrae Alagoas, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e a Prefeitura Municipal de Piranhas.
Últimas notícias
Ligação entre Gaspar e Kelmann não foi confirmada pela equipe do deputado
Três pessoas são presas por tráfico e porte ilegal de arma no município de Penedo
Falta de policiais militares e estrutura precária em Marechal Deodoro é alvo de denúncia do MP
Em Recife: Carro bate em viatura da PM e arremessa veículo contra poste; policial morreu
Unidades de saúde em Alagoas podem passar rastrear autismo em crianças atendidas no estado
Programa lança edital para incentivar iniciativas culturais dos trabalhadores atingidos pelo afundamento do solo em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
