Brasil registra primeiros casos da subvariante Ômicron XQ
Casos sequenciados pelo Instituto do Butantan foram registrados em São Paulo
O Instituto Butantan identificou os dois primeiros casos de Covid-19 provocados pela nova subvariante XQ, uma combinação das sublinhagens BA.1.1 e BA.2 da Ômicron. Ainda não há informações sobre o perfil dos pacientes e nem acerca da origem, transmissibilidade e virulência da XQ.
Conforme o Pango, um sistema internacional de classificação e registro de novas linhagens, 49 casos de variantes recombinantes do tipo já haviam sido descobertas no País de Gales e na Inglaterra.
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo ponderou que o comportamento do vírus pode ser diferente em locais em virtude de fatores demográficos e climáticos.
"A Vigilância estadual, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), monitora, acompanha e auxilia nas investigações, em tempo real de todas as Variante de Preocupação (VOC = Variant Of Concern), tais como Delta, Alpha, Beta, Gamma e a Ômicron", esclareceu a Pasta em nota.
Para evitar a propagação da variante, a secretaria segue orientando as mesmas medidas sanitárias, como higienização das mãos (com água e sabão ou álcool em gel); distanciamento social e a vacinação contra a Covid.
ÔMICRON XE
No último dia 6 de abril, também em São Paulo, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de outra variante da Ômicron. A XE é a recombinação das sublinhagens BA.1 e BA.2 e tem potencial para ser mais transmissível que outras da mesma cepa.
A variante foi registrada em um paciente de 39 anos que estava com o esquema vacinal completo. O paciente teve coriza, distúrbios de olfato e de paladar, dor de cabeça, tosse, febre e dor de garganta, mas já se recuperou.
O laudo do Instituto Butantan apontou que a "provável origem" é a África do Sul.
Veja também
Últimas notícias
Mano Walter, Calcinha Preta, Leonardo e Zezé Di Camargo & Luciano se apresentam hoje no São João Massayó
Saiba qual doença levou João Inácio Jr. a ser internado e o afastou das redes sociais
Colisão entre carro e motocicleta deixa mulher ferida no Centro de Maceió
Jovem grávida é agredida e ameaçada de morte pelo companheiro no bairro Benedito Bentes
Bandidos agridem vítima e roubam motocicleta em Palmeira dos Índios
Usuário de drogas é preso por agredir pai e mãe em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
