Trecho da BR 101 Sul, interditado há 11 meses, deve ser liberado esta semana após últimos reparos
A rodovia foi interditada em junho de 2021 devido às chuvas que caíram na região e provocaram erosão do solo obstruíndo parte da pista
O trecho da BR 101 Sul, que estava interditado desde junho de 2021, no município de São Miguel dos Campos, será liberado após os últimos reparos serem concluídos ainda nesta segunda-feira (16).
De acordo com funcionários da empresa responsável pela obra, a liberação para o tráfego de veículos irá ocorrer na manhã de terça-feira (17), assim que os operários finalizarem os últimos reparos.
Desvios
Assim que ocorreu a interrupção, o DNIT divulgou que a rota para os veículos pesados seria por meio da BR 316, da AL 110 e em seguida retornando à BR 101 em São Sebastião, sentido norte-sul, e o inverso no sentido sul-norte. E para veículos leves, o desvio estava sendo feito por meio das vias urbanas da cidade de São Miguel dos Campos.
Interdição
O trecho foi recuperado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com trabalhos dia e noite para solucionar uma erosão causada pelas chuvas na BR 101, em Alagoas.
Desde a interrupção do tráfego no trecho, em junho de 2021, as equipes do DNIT foram mobilizadas e trataram a obra como prioritária. A previsão é de que ainda nesta terça-feira o tráfego seja restabelecido de forma segura.
Serviços

Foto: Divlgação/DNIT
De imediato após a ocorrência, já foram tomadas as primeiras providências: as equipes informaram os desvios para usuários da rodovia e fizeram a execução de dispositivos de drenagem para desviar as águas pluviais que, devido à topografia local, se destinavam à erosão, evitando o agravamento da situação.
Em sequência, foram iniciados serviços preliminares da obra como limpeza e remoção de material solto proveniente do deslizamento do maciço. Como o período chuvoso no último ano se estendeu mais do que a média dos anos anteriores, foi necessário, na época, adiar serviços essenciais que fazem parte da solução de engenharia para a recomposição da estrada.
Assim que as chuvas diminuíram e as equipes avaliaram ser seguro e eficaz a continuação das obras, foi iniciada a execução dos caminhos de serviço e em seguida o lançamento de material pétreo, bem como a execução dos drenos – serviços que compõem a solução técnica definitiva para restabelecer o tráfego no trecho.
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
