Alagoas

Motoristas são surpreendidos por cobranças já quitadas de impostos do Detran de Alagoas

A inconsistência foi confirmada pelo Detran, que garantiu estar resolvendo o caso

Por 7Segundos 18/05/2022 07h07 - Atualizado em 18/05/2022 11h11
Motoristas são surpreendidos por cobranças já quitadas de impostos do Detran de Alagoas
Motoristas são surpreendidos por cobranças já quitadas de impostos relacionados aos seus veículos - Foto: Ilustração

Já pensou renovar o licenciamento do seu veículo ou pagar o IPVA e ser cobrado por débitos anteriores que não existem? É exatamente isso que está acontecendo com alguns motoristas em todo estado de Alagoas. 

Em Arapiraca, o corretor de imóveis Fábio Leão comprou um veículo há dois anos e imediatamente o transferiu para o seu nome. Na época não houve nenhum problema e o carro não tinha nenhum débito a quitar.

Ao efetivar o pagamento do licenciamento do carro este ano, o sistema do Departamento de Trânsito (Detran) apontou um débito de 2017 referente ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Entretanto, o débito não existia, até porque em 2017 o carro pertencia a outra pessoa e ele já havia feito a transferência para o seu nome, processo que só pode ser realizado após a quitação de todos os débitos.

“Mesmo assim, entrei em contato com o dono anterior do carro, que felizmente tinha toda a documentação, inclusive a que comprovava a quitação do IPVA de 2017. Juntei toda a papelada e procurei a Secretaria de Estado da Fazenda", disse ele.

O caso de Fábio Leão foi resolvido depois de dois meses indo quase que diariamente na Sefaz. Entretanto, segundo alguns despachantes ouvidos pela nossa equipe de reportagem, outros donos de veículos estão passando por problemas parecidos.

O Portal 7Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação do Detran/AL, que encaminhou uma nota confirmando a inconsistência no sistema, mas reforçando que já estão trabalhando para resolver a situação. Confira o texto, que é assinado pela Chefia de Infraestrutura Tecnológica (CHIT), na íntegra:

"Foi verificado inconsistência na automação dos robôs de pagamento nos casos em que há alguma emissão e pagamento de guia de vistoria (independente se a vistoria conste na guia do licenciamento, seja anterior ou posterior ao licenciamento), ficando os campos Licenciamento Anual e Último Licenciamento zerados.

Outra situação que será percebida com essa inconsistência é que os últimos 5 anos de licenciamento mesmo estando pagos, poderão aparecer em aberto.

Esse problema já está sendo tratado pela equipe técnica e o mais breve possível estará normalizado.

Pode ser que esse problema implique na não emissão de CRLV-e nesses casos específicos".