[Vídeo] Arapiraca tem mais de 100 pessoas desabrigadas devido a excesso de chuvas
Famílias do bairro Brasiliana e Olho d'Água dos Cazuzinhas foram retiradas de áreas de risco
As fortes chuvas que atingem toda Alagoas desde a noite de terça-feira (24) deixaram 116 pessoas desabrigadas apenas em Arapiraca, de acordo com informações da prefeitura. Elas foram levadas para abrigos provisórios e devem ser transferidas para o Ginásio João Paulo II nas próximas horas.
Ainda durante a madrugada, a prefeitura e a Defesa Civil retiraram cerca de 20 famílias em áreas de risco no bairro Brasiliana. Aproximadamente 76 pessoas foram resgatadas de residências que haviam sido inundadas.
No bairro Olho d'Água dos Cazuzinhas, o rio Perucaba transbordou e 40 pessoas que moravam nas proximidades foram retiradas do local e levadas para abrigos provisórios.
Também foram registrados alagamentos e outros problemas provocados pela chuva em outras localidades de Arapiraca.
Desde a madrugada, a prefeitura de Arapiraca está trabalhando em várias frentes para minimizar dos transtornos provocados pelo grande volume de chuvas.
Sob orientação do prefeito Luciano Barbosa, técnicos da Defesa Civil Municipal e das Secretarias de Desenvolvimento Social, Infraestrutura, e Serviços Públicos, estão percorrendo os bairros e comunidades mais afetadas com foco na proteção da vida dos arapiraquenses.
“Manifesto minha solidariedade às famílias que estão desabrigadas neste momento. Estamos dando toda assistência e colocando toda a equipe da Prefeitura de Arapiraca para minimizar os transtornos”, disse o Luciano Barbosa, que fez questão de percorrer, pessoalmente, algumas das áreas atingidas pelo temporal.
Antes das chuvas, a prefeitura de Arapiraca já vinha executando obras de drenagem e pavimentação no bairro Brasiliana, justamente para evitar alagamentos e os problemas registrados durante a madrugada.
O prefeito Luciano Barbosa determinou que o Ginásio João Paulo II, localizado na região central da cidade, seja disponibilizado para receber às famílias desabrigadas pelas chuvas.
O gestor arapiraquense também solicitou à Secretaria de Desenvolvimento Social e à Procuradoria-Geral do Município que trabalhem em conjunto na aquisição emergencial de alimentos para atender todas as famílias afetadas.
O município também lançou uma campanha para arrecadação de agasalhos, alimentos e colchões para as vítimas.