Agreste

[Vídeo] Devido temor de moradores, Defensoria Pública verifica situação da barragem da MVV em Craíbas

O defensor público solicitou docuementos técnicos à MVV para analisar com precisão a situação da barragem e o risco que poderá causar à população da localidade

Por 7segundos 03/06/2022 17h05 - Atualizado em 03/06/2022 17h05
[Vídeo] Devido temor de moradores, Defensoria Pública verifica situação da barragem da MVV em Craíbas
Defensoria Pública visita barragem da Mineradora Vale Verde - Foto: Fábio Lopes / 7 Segundos

O defensor público Marcos Freire e moradores do Sítio Lagoa do Mel, da zona rural de Craíbas, no Agreste de Alagoas, visitou, na manhã desta quinta-feira (2), a barragem da Mineradora Vale Verde (MVV) para constatar se há risco de rompimento e afetar com enchente à região.

De acordo com Marcos Freire, técnicos da mineradora mostrara, in loco, que ainda faltam quatro metros para a barragem atingir sua capacidade total de água e que as condições estão normais e não há risco de rompimento.

O defensor público disse, ainda, que a MVV elabora laudos técnicos e envia esses documentos, com as condições de capacidade técnica da barragem, para a Agência Nacional de Mineração (ANM), além de relatórios a cada oito horas para a Defesa Civil do Município de Craíbas,

“Solicitei esses documentos para analisar os dados técnicos da barragem, uma vez que a empresa confirmou que a última inspeção feita aqui foi em novembro do ano passado, para constatamos a legalidade e o risco que possa representar à população que mora nesta localidade”, afirmou Marcos Freire.

O morador do Sítio Lagoa do Mel, Pedro Farias, constatou a situação da barragem, mas disse que mesmo assim há uma preocupação dos moradores que se sentem afetados pela exploração de minério de cobre pela MVV e não recebem nenhuma informação da empresa e nem da Prefeitura de Craíbas sobre o caso.

“Precisamos ficar atentos a esta situação para evitarmos uma tragédia que possa vir acontecer em nossa região. O que queremos é estar informados do que se passa lá dentro da mineradora e as condições técnicas, uma vez que estamos morando em uma área de risco”, declarou Marcos Farias.

Assista, abaixo, ao vídeo do 7Segundos:


A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da MVV, que informou que a visita da Defensoria Pública foi institucional. Em 25 de maio, a companhia havia emitido a seguinte nota a respeito da situação da barragem:

A Mineração Vale Verde (MVV) vem a público esclarecer que a Barragem Serrote está segura e estável, em condições operacionais dentro da normalidade, apesar das fortes chuvas que vêm acometendo o Estado de Alagoas.

A barragem é monitorada 24h/dia por meio de instrumentos totalmente automatizados e câmeras de alta resolução, além de contar com uma equipe dedicada em campo. Ademais, esta estrutura é projetada para um volume de chuvas muito superior ao atual e possui um Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), elaborado de acordo com as legislações estadual e nacional.


Inclusive, no último sábado (21), foi realizado o 1º Simulado de Emergência da Barragem da Mina Serrote, que conforme requerido pela legislação brasileira, é apenas uma simulação para o quadro de um cenário de crise. Esta atividade não diz respeito a qualquer indício de instabilidade ou perigo envolvendo a Barragem Serrote.

Cabe também registrar que a MVV está ciente da erosão de um acesso (Pau Ferro – Cupira), construído pela empresa em 2021. Nossa equipe está empenhada na recuperação deste acesso, que não se relaciona com a estrutura da Barragem Serrote.

Este esclarecimento faz-se necessário para evitar quaisquer ruídos de comunicação e boatos que têm circulado nas redes sociais. Em caso de qualquer dúvida, entre em contato pelo nosso canal direto Fale Conosco pelo (82) 9.8189-6016 (WhatsApp).

A MVV reforça o compromisso de manter a Segurança como seu principal valor, dentro e fora da empresa, primando pelo bem mais precioso dos nossos empregados(as), terceirizados(as) e moradores(as) da região vizinha ao empreendimento: a vida.