Meio ambiente

Onda de calor: britânicos compartilham “as piores queimaduras de sol”

Onda de calor está castigando população na Europa. Na internet, britânicos têm mostrado as marcas doloridas da exposição ao sol

Por Metrópoles 20/07/2022 08h08 - Atualizado em 20/07/2022 08h08
Onda de calor: britânicos compartilham “as piores queimaduras de sol”
Queimaduras de sol - Foto: Reprodução

Instados a tomar muito cuidado com a onda de calor que avança pela Europa, vários britânicos estão usando as redes sociais para compartilhar fotos das “piores queimaduras de sol de todos os tempos”.

A queimadura solar, que, por si só, já é desagradável e perigosa para a saúde, está exigindo ainda mais cautela da população britânica. Especialistas em saúde têm pedido constantemente que as pessoas usem protetor solar com frequência e que evitem a todo custo se expor ao sol.

Mas os desavisados se multiplicam. Na rede social Reddit, vários britânicos mostraram o resultado dos momentos que passaram sob o sol forte na rua. São marcas avermelhadas, com “desenhos” variados, de acordo com as peças de roupas usadas por eles.

“Deveria ter usado o fato 50”, comentou um homem, ao mostrar a pela totalmente queimada de sol. “São as piores queimaduras de sol de todos os tempos”, avaliou outra.

Cuidados com a pele

O uso do filtro solar é essencial para evitar queimaduras de sol na pele. Outras medidas simples, como se manter hidratado, evitar álcool em excesso (para não haver desidratação) e não se expor diretamente ao sol, principalmente nas horas mais quentes do dia, são essenciais para enfrentar a onda de calor que deve afetar todo o planeta.

Apocalipse de calor avança


O que os europeus estão chamando de “apocalipse de calor” vai chegando também ao Norte do continente. Os meteorologistas acreditam que as altas temperaturas vão chegar à Bélgica e à Alemanha. Termômetros dos dois países podem atingir 40°C nos próximos dias.

O Reino Unido viu um dos dias mais quentes de sua história na segunda-feira (18/7), com 38,1°C, temperatura registrada em Suffolk, no leste da Inglaterra, segundo a rede BBC. Nesta terça (19/7), o índice pode chegar aos 40°C, no centro, no norte e no sudeste do país.