Ministro do STF suspende cobrança de parcela de contrato de Alagoas com o Tesouro Nacional
Na decisão, o ministro atendeu um pedido do Governo de Alagoas, que alegou ter sofrido redução na arrecadação
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a cobrança da parcela referente a agosto de 2022 de contratos de dívidas do Estado de Alagoas em operações administradas pela Secretaria do Tesouro Nacional. Cabe recurso da decisão.
Na decisão, o ministro atendeu um pedido do Governo de Alagoas, que alegou ter sofrido redução na arrecadação com a mudança na cobrança do ICMS de bens e serviços relativos aos combustíveis, ao gás natural, à energia elétrica, às comunicações e transportes.
O ministro entendeu que o artigo 3º da LC 194/2022, parece atingir o direito subjetivo dos Estados referente à dedução do valor correspondente às perdas de arrecadação, decorrentes da limitação de alíquota do ICMS. Para Fux, pode haver a necessidade de uma compensação da União.
“À luz deste dispositivo e forte no princípio da lealdade federativa, de que decorre o dever de cooperação entre os entes federados, não parece haver justificativa razoável para a alegada inércia da União na efetivação imediata das medidas compensatórias legalmente previstas, do que deflui a probabilidade do direito do Estado requerente”, destaca o ministro.
Últimas notícias
Empreendedora transforma desafio familiar em salão de referência em Girau
Polícia Federal indicia 48 investigados por fraudes em descontos no INSS
Marina JHC celebra transformação de paciente atendida pelo Sorriso da Gente
Ex-funcionária é presa suspeita de desviar R$ 43 mil em vale-alimentação
Inmet emite alerta de chuvas intensas para 54 cidades de Alagoas
Motociclista sofre múltiplas fraturas após acidente na Ponte Divaldo Suruagy
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
