Política

De autoria do Deputado Tarcizo Freire, lei institui semana estadual do incentivo ao ciclismo

Semana do ciclismo será comemorada anualmente no início da segunda quinzena de setembro

Por 7Segundos com assessoria 09/08/2022 09h09 - Atualizado em 09/08/2022 10h10
De autoria do Deputado Tarcizo Freire, lei institui semana estadual do incentivo ao ciclismo
Deputado Tarcizo Freire - Foto: Assessoria

O Projeto 395/2020, de Incentivo ao Ciclismo foi proposto pelo deputado estadual Tarcizo Freire (PP), na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, e agora vigora na forma de lei 8.624/2022, após a Matéria ser sancionada e publicada no Diário Oficial do Estado.

A semana do Incentivo ao Ciclismo, passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado, e será comemorada anualmente no início da segunda quinzena de setembro. Neste período serão promovidos eventos, palestras, audiências públicas, ações públicas e privadas com a participação da sociedade civil organizada.

Além de chamar a atenção da população através de campanhas de conscientização, a Semana Estadual do Ciclismo vai expor os benefícios e as vantagens da prática do esporte para uma melhor qualidade de vida.

Os objetivos da Semana do Ciclismo são:


1 - Difundir o uso da bicicleta tanto na forma de exercício físico, quanto como meio de transporte;

2- Promover a conscientização da importância do ciclismo e da prática de esportes como instrumento de qualidade de vida;

3- Buscar soluções para viabilização de vias exclusivas para os ciclistas, trazendo assim, melhorias para o trânsito;

4- Desenvolver o mútuo respeito entre ciclistas, motoristas e pedestres;

5- Incentivar o uso de transportes alternativos como forma de reduzir a poluição do meio ambiente.

Ciclovias


É importante ressaltar que é dele as indicações feitas ao governo do estado para a construção de ciclovias entre as cidades de Arapiraca à São Miguel dos Campos, Arapiraca à São Sebastião, de Arapiraca a Palmeira dos Índios e de Arapiraca a Delmiro Gouveia. Já que Arapiraca está localizada no coração de Alagoas.

Adepto e defensor do ciclismo, o deputado estadual Tarcizo Freire reafirma o compromisso de continuar trabalhando para consolidar a construção de mais ciclovias no estado de Alagoas.

“Pedalar só faz bem! Faz grande diferença no corpo e na mente. Portanto, se você pensa em pedalar, a hora é agora. Por isso, reforço meu convite aos alagoanos a participarem cada vez mais dessa atividade física que melhora a resistência muscular, promove bem-estar e contribui para uma melhor qualidade de vida”, concluiu o parlamentar.