De autoria do Deputado Tarcizo Freire, lei institui semana estadual do incentivo ao ciclismo
Semana do ciclismo será comemorada anualmente no início da segunda quinzena de setembro
O Projeto 395/2020, de Incentivo ao Ciclismo foi proposto pelo deputado estadual Tarcizo Freire (PP), na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, e agora vigora na forma de lei 8.624/2022, após a Matéria ser sancionada e publicada no Diário Oficial do Estado.
A semana do Incentivo ao Ciclismo, passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado, e será comemorada anualmente no início da segunda quinzena de setembro. Neste período serão promovidos eventos, palestras, audiências públicas, ações públicas e privadas com a participação da sociedade civil organizada.
Além de chamar a atenção da população através de campanhas de conscientização, a Semana Estadual do Ciclismo vai expor os benefícios e as vantagens da prática do esporte para uma melhor qualidade de vida.
Os objetivos da Semana do Ciclismo são:
1 - Difundir o uso da bicicleta tanto na forma de exercício físico, quanto como meio de transporte;
2- Promover a conscientização da importância do ciclismo e da prática de esportes como instrumento de qualidade de vida;
3- Buscar soluções para viabilização de vias exclusivas para os ciclistas, trazendo assim, melhorias para o trânsito;
4- Desenvolver o mútuo respeito entre ciclistas, motoristas e pedestres;
5- Incentivar o uso de transportes alternativos como forma de reduzir a poluição do meio ambiente.
Ciclovias
É importante ressaltar que é dele as indicações feitas ao governo do estado para a construção de ciclovias entre as cidades de Arapiraca à São Miguel dos Campos, Arapiraca à São Sebastião, de Arapiraca a Palmeira dos Índios e de Arapiraca a Delmiro Gouveia. Já que Arapiraca está localizada no coração de Alagoas.
Adepto e defensor do ciclismo, o deputado estadual Tarcizo Freire reafirma o compromisso de continuar trabalhando para consolidar a construção de mais ciclovias no estado de Alagoas.
“Pedalar só faz bem! Faz grande diferença no corpo e na mente. Portanto, se você pensa em pedalar, a hora é agora. Por isso, reforço meu convite aos alagoanos a participarem cada vez mais dessa atividade física que melhora a resistência muscular, promove bem-estar e contribui para uma melhor qualidade de vida”, concluiu o parlamentar.