Inhapi registra três casos suspeitos de varíola do macaco
Ouro Branco, Penedo, Maceió e Rio Largo também tem casos suspeitos

O município de Inhapi, localizado no Alto Sertão de Alagoas, tem três casos de pessoas suspeitas de estarem contaminadas com o vírus da Varíola dos Macacos. Em Alagoas, subiu para dezesseis o número de pessoas suspeitas com a doença.
Além de Inhapi (3) , Ouro Branco (1), Maceió (7), Rio Largo (3) e Penedo (1) são as outras cidades que tem pessoas com suspeita da doença.
Um paciente está internado no Hospital Escola Dr Hélvio Auto e os outros permanecem sob isolamento domiciliar, sem evolução negativa do estado de saúde e, após cumprirem o período de isolamento preconizado, serão liberados.
O paciente hospitalizado é de Maceió. De acordo com o hospital, a internação foi necessária devido à piora do quadro de saúde e aumento acentuado nas lesões na pele.
Varíola dos Macacos
A varíola dos macacos é uma doença atualmente tratada como uma emergência de saúde global pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os principais sintomas da doença são: febre; dor de cabeça e dores no corpo; dor nas costas; calafrios; cansaço; feridas na pele (erupções cutâneas) e gânglios inchados (que comumente precedem a erupção característica da doença).
A varíola dos macacos é transmitida, de acordo com a OMS por meio de:
- contato próximo com as lesões de pele,
- por secreções respiratórias ou
- objetos usados por uma pessoa que está infectada.
Prevenção e tratamento
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) orienta que o uso de máscaras, o distanciamento e a higienização das mãos são formas de evitar o contágio pela varíola dos macacos. Considerando que os dados iniciais mostraram que o maior número de casos notificados estava concentrados no grupo de homens que fazem sexo com outros homens, o diretor da Organização Mundial de Saúde OMS, aconselhou que este público deve considerar a redução, neste momento, do número de parceiros sexuais para diminuir o risco de exposição.
A doença geralmente se resolve sozinha (é autolimitada) e os sintomas costumam durar de 2 a 4 semanas. Não há tratamentos específicos para infecções por vírus da varíola dos macacos, segundo o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.
Últimas notícias
Colisão envolvendo três carros provoca engarrafamento na AL-220, em Arapiraca

Jacaré encontrado próximo de residências é resgatado por moradores em Arapiraca

Corpos de líderes cristãos são encontrados em vala comum na Colômbia

Prefeitura de Pão de Açúcar retifica e prorroga edital de Concurso Público

Prefeito inicia comemoração do 78º aniversário de Junqueiro com corrida de rua

Alagoas possui 10 barragens com alto risco de acidente, afirma relatório da ANA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
