Saúde

Inhapi registra três casos suspeitos de varíola do macaco

Ouro Branco, Penedo, Maceió e Rio Largo também tem casos suspeitos

Por 7Segundos 09/08/2022 12h12
Inhapi registra três casos suspeitos de varíola do macaco
A cidade de Inhapi está localizada no Alto Sertão de Alagoas - Foto: Reprodução

O município de Inhapi, localizado no Alto Sertão de Alagoas, tem três casos de pessoas suspeitas de estarem contaminadas com o vírus da Varíola dos Macacos. Em Alagoas, subiu para dezesseis o número de pessoas suspeitas com a doença.

Além de Inhapi (3) , Ouro Branco (1), Maceió (7), Rio Largo (3) e Penedo (1) são as outras cidades que tem pessoas com suspeita da doença.

Um paciente está internado no Hospital Escola Dr Hélvio Auto e os outros permanecem sob isolamento domiciliar, sem evolução negativa do estado de saúde e, após cumprirem o período de isolamento preconizado, serão liberados.

O paciente hospitalizado é de Maceió. De acordo com o hospital, a internação foi necessária devido à piora do quadro de saúde e aumento acentuado nas lesões na pele.

Varíola dos Macacos 

A varíola dos macacos é uma doença atualmente tratada como uma emergência de saúde global pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os principais sintomas da doença são: febre; dor de cabeça e dores no corpo; dor nas costas; calafrios; cansaço; feridas na pele (erupções cutâneas) e gânglios inchados (que comumente precedem a erupção característica da doença).

A varíola dos macacos é transmitida, de acordo com a OMS por meio de:

- contato próximo com as lesões de pele,

- por secreções respiratórias ou

- objetos usados por uma pessoa que está infectada.

Prevenção e tratamento


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) orienta que o uso de máscaras, o distanciamento e a higienização das mãos são formas de evitar o contágio pela varíola dos macacos. Considerando que os dados iniciais mostraram que o maior número de casos notificados estava concentrados no grupo de homens que fazem sexo com outros homens, o diretor da Organização Mundial de Saúde OMS, aconselhou que este público deve considerar a redução, neste momento, do número de parceiros sexuais para diminuir o risco de exposição.

A doença geralmente se resolve sozinha (é autolimitada) e os sintomas costumam durar de 2 a 4 semanas. Não há tratamentos específicos para infecções por vírus da varíola dos macacos, segundo o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.