Agreste

Agosto Lilás: Prefeitura de Traipu realiza campanha de combate à violência contra a mulher

O Dia D da campanha será realizado em 30 de agosto com uma vasta programação

Por 7Segundos com assesoria 10/08/2022 10h10 - Atualizado em 10/08/2022 11h11
Agosto Lilás: Prefeitura de Traipu realiza campanha de combate à violência contra a mulher
Agosto Lilas em Lagoa - Foto: Assessoria

“Um instrumento de luta por uma vida livre de violência”, esse é o lema da Prefeitura de Traipu, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Mulher e do Centro de Referência de Assistência Social (Creas), pelo fim da violência contra a mulher, na campanha Agosto Lilás.

O objetivo da campanha, que terá ações realizadas durante todo o mês, é chamar a atenção da sociedade para o enfrentamento à violência doméstica. O movimento “Agosto Lilás” é uma campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher e foi desenvolvido em referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, criada em 7 de agosto de 2006 e que, em 2022, completa 16 anos.

A violência contra a mulher pode ocorrer em qualquer ambiente, inclusive dentro de casa. Ela não se resume apenas à força física, mas em qualquer ato que resulte em lesão física, sexual, moral, psicológica ou em morte, seja dentro da espera pública ou na privada.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Assistência Social de Traipu, até o mês de julho de 2022, foram registrados 05 casos de violência contra a mulher no município. Em 2021, foram registrados 02 casos; em 2020 foram 06 denúncias; e em 2019, 03 casos.

“Em relação a temática violência doméstica, percebemos a dificuldade encontrada por uma parte da população à discussão dentro deste contexto. Ocasionando assim, uma vulnerabilidade perante a situação desta violação de direito. E sendo assim, temos como objetivo maior, promover a conscientização da sociedade, trazendo visibilidade ao tema, ampliar os conhecimentos sobre os dispositivos legais existentes e auxiliar as mulheres que sofrem essas violências, esclarecendo sobre as diversas formas em que ela ocorre, sobre seus direitos e sobre a necessidade da equidade de gênero”, explicou a secretária de Assistência Social de Traipu, Luziene Freitas.

O ‘Agosto Lilás’ terá um mês inteiro de ações realizadas em Traipu. Além de esclarecer as diversas formas de violência doméstica, as ações irão promover o debate sobre os direitos das mulheres, sobre a igualdade de gênero, e vão auxiliar e orienta as mulheres em situação de violência, sobre como proceder e procurar ajuda.

Serão realizadas rodas de conversas, palestras, oficinas, caminhadas, blitz, eventos educativos, entre outras atividades, que ocorrerão até o dia 30 de agosto, Dia “D” de Combate a Violência Contra a Mulher, em Traipu. A programação será divulgada, na próxima semana.

Atuante no combate à violência, a vice-prefeita, Marcela Santos, falou sobre a realização do ‘Agosto Lilás’ no município e destacou que o tema deve ser debatido e combatido de forma permanente.

“Temos dados alarmantes em todo o País, e casos registrados em nosso município, o que mostra o quanto é necessária a realização de campanhas permanentes para denunciar este tipo de violação que, lamentavelmente, ainda persiste. Quando uma mulher sofre violência, sofre a mulher e toda a sociedade. Por isso, estamos mobilizando toda a comunidade traipuense para o Agosto Lilás”, frisou Marcela Santos.