Arapiraca

Arena do empoderamento feminino leva vários serviços ao Arapiraca Garden Shopping

Prefeitura e Tribunal de Justiça irão promover dois dias de evento com várias ativades e serviços

Por Ascom Prefeitura de Arapiraca 10/08/2022 13h01 - Atualizado em 10/08/2022 14h02
Arena do empoderamento feminino leva vários serviços ao Arapiraca Garden Shopping
Agosto lilás de combate às violências contra as mulheres - Foto: Ilustração/ Prefeitura de Arapiraca

O empoderamento feminino é ferramenta essencial para ajudar a romper os ciclos de violência doméstica. Com esse foco, toda a Rede de Acolhimento às vítimas uniu forças para trazer a Arapiraca a primeira educação da Arena do Empoderamento Feminino, que acontece nos dias 18 e 19 de Agosto no Arapiraca Garden Shopping, e contará com espaço que reunirá serviços e ações de conscientização contra a violência doméstica.

O evento é promovido pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), em parceria com a Prefeitura, através das Secretarias Municipais de Saúde e de Desenvolvimento Social, além de diversos outros parceiros, como Governo do Estado, Casa da Mulher Alagoana, Patrulha Maria da Penha, Ordem dos Advogados – Subseção Arapiraca (OAB/AL), Senac, Faculdade Cesmac do Agreste.

Na Arena do Empoderamento Feminino serão exibidos vídeos feitos pela Diretoria de Comunicação do TJ/AL para a campanha Superar é Viver, com mulheres, dentre as quais estão arapiraquenses, que conseguiram vencer o medo, denunciaram seus agressores e superaram a violência doméstica.

De acordo com o desembargador Tutmés Airan, que está à frente da Coordenadoria da Mulher do TJ/AL, a iniciativa tem o objetivo de esclarecer, tirar dúvidas e conversas com eventuais mulheres que estejam passando por alguma situação de violência, no sentido de encorajá-las a denunciar.

“É preciso que essas mulheres batam em nossas portas para que a gente possa ser o veículo para acabar com essa dor”, disse ele.

Centro de Referência em Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência

No último domingo, dia 7 de Agosto, a Lei Maria da Penha completou 16 anos em defesa das mulheres brasileiras vítimas de violência doméstica. Em alusão a esse importante instrumento legislativo, o mês de Agosto carrega consigo a tag Lilás, que tem como principal objetivo intensificar as ações de combate a violência contra a mulher.

Em Arapiraca, o Centro de Referência em Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência (Cramsv) já realizou mais de 5.500 atendimentos em seus 10 anos de atuação.

O espaço é responsável pela prestação do acolhimento humanizado às mulheres em situação de violência, proporcionando atendimento psicológico e social, orientação e encaminhamentos jurídicos necessários à superação da situação de violência, contribuindo para o fortalecimento da mulher.

Este ano, o Cramsv de Arapiraca vai ganhar sua primeira sede própria, localizada no bairro Canafístula, onde funcionava a Unidade Básica de Saúde da comunidade. O local funcionará ao lado do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Ambos os órgãos estão em reforma para melhor atender seus respectivos públicos-alvo.

A Prefeitura de Arapiraca levará uma série de serviços ao evento. Confira abaixo:

Saúde:

Testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, orientações so ISTs e distribuição de preservativos;
Aferição de pressão arterial;
Teste de glicemia capilar;
Agendamento para Citologia;
Agendamento para Mamografia;
Vacinação para adultos: Dt, Hepatite B, Tríplice Viral e Influenza;
Vacinação para crianças: Poliomielite, Multivacinação e Influenza.
Desenvolvimento Social:

Roda de Conversa;
Atendimento através do Centro de Referência em Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência (Cramsv);
Atendimento através do Cadastro Único.