Arena do empoderamento feminino leva vários serviços ao Arapiraca Garden Shopping
Prefeitura e Tribunal de Justiça irão promover dois dias de evento com várias ativades e serviços

O empoderamento feminino é ferramenta essencial para ajudar a romper os ciclos de violência doméstica. Com esse foco, toda a Rede de Acolhimento às vítimas uniu forças para trazer a Arapiraca a primeira educação da Arena do Empoderamento Feminino, que acontece nos dias 18 e 19 de Agosto no Arapiraca Garden Shopping, e contará com espaço que reunirá serviços e ações de conscientização contra a violência doméstica.
O evento é promovido pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), em parceria com a Prefeitura, através das Secretarias Municipais de Saúde e de Desenvolvimento Social, além de diversos outros parceiros, como Governo do Estado, Casa da Mulher Alagoana, Patrulha Maria da Penha, Ordem dos Advogados – Subseção Arapiraca (OAB/AL), Senac, Faculdade Cesmac do Agreste.
Na Arena do Empoderamento Feminino serão exibidos vídeos feitos pela Diretoria de Comunicação do TJ/AL para a campanha Superar é Viver, com mulheres, dentre as quais estão arapiraquenses, que conseguiram vencer o medo, denunciaram seus agressores e superaram a violência doméstica.
De acordo com o desembargador Tutmés Airan, que está à frente da Coordenadoria da Mulher do TJ/AL, a iniciativa tem o objetivo de esclarecer, tirar dúvidas e conversas com eventuais mulheres que estejam passando por alguma situação de violência, no sentido de encorajá-las a denunciar.
“É preciso que essas mulheres batam em nossas portas para que a gente possa ser o veículo para acabar com essa dor”, disse ele.
Centro de Referência em Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência
No último domingo, dia 7 de Agosto, a Lei Maria da Penha completou 16 anos em defesa das mulheres brasileiras vítimas de violência doméstica. Em alusão a esse importante instrumento legislativo, o mês de Agosto carrega consigo a tag Lilás, que tem como principal objetivo intensificar as ações de combate a violência contra a mulher.
Em Arapiraca, o Centro de Referência em Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência (Cramsv) já realizou mais de 5.500 atendimentos em seus 10 anos de atuação.
O espaço é responsável pela prestação do acolhimento humanizado às mulheres em situação de violência, proporcionando atendimento psicológico e social, orientação e encaminhamentos jurídicos necessários à superação da situação de violência, contribuindo para o fortalecimento da mulher.
Este ano, o Cramsv de Arapiraca vai ganhar sua primeira sede própria, localizada no bairro Canafístula, onde funcionava a Unidade Básica de Saúde da comunidade. O local funcionará ao lado do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Ambos os órgãos estão em reforma para melhor atender seus respectivos públicos-alvo.
A Prefeitura de Arapiraca levará uma série de serviços ao evento. Confira abaixo:
Saúde:
Testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, orientações so ISTs e distribuição de preservativos;
Aferição de pressão arterial;
Teste de glicemia capilar;
Agendamento para Citologia;
Agendamento para Mamografia;
Vacinação para adultos: Dt, Hepatite B, Tríplice Viral e Influenza;
Vacinação para crianças: Poliomielite, Multivacinação e Influenza.
Desenvolvimento Social:
Roda de Conversa;
Atendimento através do Centro de Referência em Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência (Cramsv);
Atendimento através do Cadastro Único.
Últimas notícias

Gesto de menino comove influenciador e tragédia marca a família dias depois

Filha de Leandro posta fotos do pai com os netos feitas por inteligência artificial

Mulher fatura R$ 800 mil em loteria com números indicados pelo ChatGPT

Palmeira dos Índios é referência estadual no trabalho da Patrulha Maria da Penha

Prefeita solicita Programa “Ronda nos Bairros” para reforçar segurança em Palmeira dos Índios

Deputada Cibele Moura propõe protocolo contra preconceito nas escolas
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

"Sua irmã não quis transar e a matei", confessa autor de feminicídio em Minas Gerais

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes
