Arena do empoderamento feminino leva vários serviços ao Arapiraca Garden Shopping
Prefeitura e Tribunal de Justiça irão promover dois dias de evento com várias ativades e serviços
O empoderamento feminino é ferramenta essencial para ajudar a romper os ciclos de violência doméstica. Com esse foco, toda a Rede de Acolhimento às vítimas uniu forças para trazer a Arapiraca a primeira educação da Arena do Empoderamento Feminino, que acontece nos dias 18 e 19 de Agosto no Arapiraca Garden Shopping, e contará com espaço que reunirá serviços e ações de conscientização contra a violência doméstica.
O evento é promovido pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), em parceria com a Prefeitura, através das Secretarias Municipais de Saúde e de Desenvolvimento Social, além de diversos outros parceiros, como Governo do Estado, Casa da Mulher Alagoana, Patrulha Maria da Penha, Ordem dos Advogados – Subseção Arapiraca (OAB/AL), Senac, Faculdade Cesmac do Agreste.
Na Arena do Empoderamento Feminino serão exibidos vídeos feitos pela Diretoria de Comunicação do TJ/AL para a campanha Superar é Viver, com mulheres, dentre as quais estão arapiraquenses, que conseguiram vencer o medo, denunciaram seus agressores e superaram a violência doméstica.
De acordo com o desembargador Tutmés Airan, que está à frente da Coordenadoria da Mulher do TJ/AL, a iniciativa tem o objetivo de esclarecer, tirar dúvidas e conversas com eventuais mulheres que estejam passando por alguma situação de violência, no sentido de encorajá-las a denunciar.
“É preciso que essas mulheres batam em nossas portas para que a gente possa ser o veículo para acabar com essa dor”, disse ele.
Centro de Referência em Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência
No último domingo, dia 7 de Agosto, a Lei Maria da Penha completou 16 anos em defesa das mulheres brasileiras vítimas de violência doméstica. Em alusão a esse importante instrumento legislativo, o mês de Agosto carrega consigo a tag Lilás, que tem como principal objetivo intensificar as ações de combate a violência contra a mulher.
Em Arapiraca, o Centro de Referência em Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência (Cramsv) já realizou mais de 5.500 atendimentos em seus 10 anos de atuação.
O espaço é responsável pela prestação do acolhimento humanizado às mulheres em situação de violência, proporcionando atendimento psicológico e social, orientação e encaminhamentos jurídicos necessários à superação da situação de violência, contribuindo para o fortalecimento da mulher.
Este ano, o Cramsv de Arapiraca vai ganhar sua primeira sede própria, localizada no bairro Canafístula, onde funcionava a Unidade Básica de Saúde da comunidade. O local funcionará ao lado do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Ambos os órgãos estão em reforma para melhor atender seus respectivos públicos-alvo.
A Prefeitura de Arapiraca levará uma série de serviços ao evento. Confira abaixo:
Saúde:
Testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, orientações so ISTs e distribuição de preservativos;
Aferição de pressão arterial;
Teste de glicemia capilar;
Agendamento para Citologia;
Agendamento para Mamografia;
Vacinação para adultos: Dt, Hepatite B, Tríplice Viral e Influenza;
Vacinação para crianças: Poliomielite, Multivacinação e Influenza.
Desenvolvimento Social:
Roda de Conversa;
Atendimento através do Centro de Referência em Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência (Cramsv);
Atendimento através do Cadastro Único.
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
