Geral

[Vídeo] Violência contra a mulher: É uma uma luta de todas e de todos, afirma vereadora

Dra. Fany participou de debate na Uneal

Por 7Segundos com assesoria com 7Segundos com assessoria 11/08/2022 08h08 - Atualizado em 12/08/2022 07h07
[Vídeo] Violência contra a mulher:  É uma uma luta de todas e de todos, afirma vereadora
Vereadora participa de evento na Uneal - Foto: Assessoria

A comunidade acadêmia e membros da Ordem dos Advogados (OAB) Subseção Arapiraca participaram nesta quarta-feira (10) de uma roda de conversa sobre violência contra a mulher. O encontro faz parte da programação sobre o Agosto Lilás e foi promovido pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Campus  I, em Arapiraca.

A vereadora Fany Gabriella (MDB) foi convidada pela Comissão da Mulher Advogada da OAB a falar sobre a importância da participação da mulher na política e em várias esferas da sociedade no sentido de fomentar e lutar por políticas públicas para o enfrentamento à violência contra a mulher.

"Na Câmara de Vereadores tenho Indicações e Projetos de Lei aprovados que solicitam do poder executivo a implementação de políticas públicas que fortaleçam a rede de apoio a essas mulheres. Mas precisamos avançar em outras ações que tenham a participação de toda a sociedade civil organizada", ressaltou a vereadora.


Dentre as Indicações e Projetos de Lei aprovados e que ainda estão em tramitação no Legislativo Municipal e que são de autoria da Dra. Fany, estão:

-Funcionamento ininterrupto da Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Mulher de Arapiraca;

- Divulgação sobre a Lei Maria da Penha nas Escolas;

- Programa de Incentivo ao Empreendedorismo da Mulher;

- Programa Flor Amarela";

- Solicitação de uma Casa Municipal de apoio às vítimas de violência;

-Título de Cidadã Honorária concedido às mulheres que contribuíam para o desenvolvimento local, incentivo ao esporte e à saúde.


A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/Arapiraca, Vânia Félix, lembrou Arapiraca é a segunda maior cidade do estado, e apenas uma mulher, entre os 19 vereadores,ocupa uma vaga no Legislativo Municipal.

"Como vamos lutar por nosso direitos se as mulheres estão em minoria todas os cargos e posições estratégicas da sociedade?" questionou a advogada.

Vale ressaltar que de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Arapiraca possui 150.627 eleitores aptos a votar. Desse total, 55% (83.252)são mulheres, enquanto 45% (67.375)dos eleitores são homens.