Viral

Idosa em caixão ‘abre’ olhos em velório e família leva corpo de volta ao hospital; entenda

Segundo unidade de saúde, diagnóstico de morte foi reiterado por um médico, inclusive na presença de uma filha da idosa

Por IBahia 12/08/2022 09h09 - Atualizado em 12/08/2022 09h09
Idosa em caixão ‘abre’ olhos em velório e família leva corpo de volta ao hospital; entenda
Idosa - Foto: Reprodução / Ruy Barbosa Notícias

Uma família do distrito Paraíso, em Ruy Barbosa, a 320 quilômetros de Salvador, passou por uma situação inusitada na terça-feira (9). Uma idosa, membro da família, de prenome Iraci, foi levada à Santa Casa de Misericórdia de Ruy Barbosa, onde foi constatado o falecimento e entregue o atestado de óbito aos familiares.

No entanto, durante o velório, um dos familiares registrou o momento em que Iraci “abriu” os olhos. O fato fez com que ela fosse levada novamente ao hospital, onde, novamente, foi constatado que ela estava sem vida.

Procurado pelo iBahia, a unidade de saúde afirmou que a paciente teve “a morte atestada de forma regular, clinicamente e através dos exames complementares adequados, não restando dúvida quanto à realidade da morte”.

Segundo a Santa Casa, 10 horas depois, a família retornou ao hospital e o diagnóstico de morte foi reiterado por um médico, inclusive na presença de uma filha da idosa.

“Convém esclarecer que mesmo após a morte o corpo pode apresentar movimentos involuntários e emitir sons, sem que isso signifique qualquer sinal vital. A percepção familiar de ter havido movimento e os olhos entreabertos é descrito na medicina como fenômenos normais e comuns oriundos de espasmos”, esclareceu o hospital em nota.

Por fim, a Santa Casa reforçou que a paciente já se encontrava morta e que o relato, acontecido nove horas após a morte, foi uma interpretação popular equivocada.