Arapiraca recebe sessão itinerante do TRT-19 nesta terça-feira (22)
Iniciativa tem a finalidade de promover a interiorização da Justiça do Trabalho e aproximá-la da sociedade
A 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL) realizará sessão itinerante nesta terça-feira (23/8), às 8h30, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (Seccional Arapiraca). A iniciativa tem a finalidade de promover a interiorização da Justiça do Trabalho e aproximá-la da sociedade, além de contribuir para o processo de formação acadêmica de alunos das Faculdades de Direito localizadas na referida cidade e em Palmeira dos Índios. Uma quantidade maciça de estudantes desses estabelecimentos de ensino já confirmou presença.
As inscrições para os alunos estiveram abertas até o último dia 15 de agosto. Os participantes receberão certificado de 4 horas-aula. Foram convidados para a sessão os prefeitos dos respectivos municípios, Luciano Barbosa e Júlio Cezar da Silva; o presidente da OAB/AL, Vagner Paes, bem como representantes das Faculdades, diversos operadores do Direito e autoridades locais.
A sessão também faz parte da programação alusiva às comemorações dos 30 anos de instalação do TRT-19 no estado de Alagoas. No evento, o Regional Trabalhista ainda homenageará com a entrega de medalhas algumas personalidades que se destacaram pelos relevantes serviços prestados à Justiça do Trabalho.
O presidente do Regional Trabalhista, desembargador Marcelo Vieira, ressaltou que levar a prestação jurisdicional a locais mais afastados da capital é um desafio gratificante. Na ocasião, frisou que a justiça itinerante foi introduzida na Constituição Federal por meio da Emenda Constitucional nº 45/2004, e sua realização está prevista nos seguintes artigos da Carta Magna: 107, §2º; 115, §1º; e 125, §7º.
O juiz do trabalho Flávio Luiz da Costa, proponente da ação, salientou a importância do evento para a formação dos acadêmicos. “Os estudantes que residem em Arapiraca, Palmeira dos Índios e municípios adjacentes terão a oportunidade de acompanhar o funcionamento de uma sessão, sem ter que se deslocar para a capital. Além disso, foram escolhidos os processos oriundos das Varas do Trabalho localizadas nas referidas cidades e que estão sob a responsabilidade dos advogados que militam na jurisdição dessas unidades trabalhistas”, observou o magistrado.
Na abertura das atividades, o desembargador Pedro Inácio da Silva, diretor da Escola Judicial (Ejud) do TRT-19, fará uma breve abordagem sobre os 30 anos do Tribunal e explicará aos discentes o funcionamento das sessões de julgamento no TRT-19.
Últimas notícias
Defensoria Pública inicia atendimento em regime de plantão durante o recesso forense
Abertura do Educar é Massa é marcada por cultura, palestras e exposição
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós na orla de Maceió
Irmão de Mayara Dias contesta versão apresentada por motociclista por aplicativo
Polícia Civil prende tatuador suspeito de estuprar adolescente em Maceió
[Vídeo] Moradora denuncia abandono de rua no bairro Brisa do Lago
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
