Collor garante revolução na educação do estado em cruzada contra o analfabetismo e fortalecimento da EJA
Alagoas possui a maior taxa de analfabetismo do País, com 17,1%, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD)
A educação será prioridade no governo de Collor (PTB) em Alagoas. O senador, em entrevista ao programa Jornal do Sete da Rádio Nova Farol FM, de Palmeira dos Índios, garantiu que fará uma revolução nesta área no estado em grande cruzada contra o analfabetismo e investindo no fortalecimento da educação para jovens e adultos (EJA).
Os dados são preocupantes. Alagoas possui a maior taxa de analfabetismo do País, com 17,1%, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): são 337 mil pessoas de 14 anos ou mais que não sabem nem ler nem escrever.
“Temos que fazer disso uma cruzada contra o analfabetismo com uma ampla busca ativa das pessoas que foram esquecidas pelo poder público. É inaceitável que Alagoas seja o estado com a maior taxa de analfabetismo do país, maior do que o Maranhão e isso nos deixa entristecidos”, afirmou Collor.
O senador garantiu que sua experiência, maturidade política e capacidade de compreensão o condiciona a ter projetos que vão acabar com a questão. “Sei como atacar o problema porque já fiz esse combate quando fui governador de Alagoas e presidente da República, quando a educação sempre foi tratada por mim como prioridade. Para virar o jogo, vamos fortalecer a educação de jovens e adultos e atuar em parceria com as chamadas ‘startups’ na oferta de novos caminhos para deixar esse triste quadro no passado”, completou.
Ainda durante a entrevista Collor falou sobre outras ações que serão desenvolvidas no estado, entre elas os investimentos em saneamento básico, que com o aperfeiçoamento e universalização promovem diversas melhorias na saúde – principalmente das crianças – com a contenção de doenças e ainda a redução da mortalidade infantil.
Ele lembrou que a última grande interferência nesta área, no estado, foi realizada em sua gestão como governador, na década de 80. “Na nossa capital, fizemos um trabalho de saneamento que exigiu esforço, trabalho e recursos, com a entrega do emissário submarino. Saneamento é fundamental para qualquer sociedade que queria se tornar desenvolvida e digna da cidadania”, afirmou.
Interiorizar o processo de desenvolvimento em Alagoas, investir na juventude, com novas oportunidades e garantir um governo ‘linha dura’ para combater o crime no estado também foram assuntos abordados por Collor na entrevista.
“Meu governo terá visão de futuro, será humano e social. Um governo que gosta de gente, que se compadece com o sofrimento daqueles que precisam do apoio do poder público para ter uma vida digna. Um governo com os olhos voltados ao pequeno agricultor, ao aposentado, aos empresários e comerciantes que hoje vivem um processo de assédio fiscal nunca visto antes em Alagoas. Com apoio à iniciativa privada para que possa se desenvolver
Últimas notícias
JHC visita poço artesiano em Arapiraca e destaca ações que levam dignidade à população rural
Cabo Bebeto critica nova parceria da Sesau com hospital ligado a Gustavo Pontes
Defesa Civil alerta para risco de alagamentos e deslizamentos em Alagoas
Chuvas causam alagamentos e deixam moradores ilhados no bairro Girador, em Atalaia
Chuvas provocam adiamento de evento em homenagem ao Dia das Mães em Arapiraca
Prefeitura de Boca da Mata apura causa do incêndio que destruiu ônibus escolares
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
