Acidentes

[Vídeo] Empresários reclamam há cinco anos de água empoçada no Centro de Arapiraca

Problema é de fácil solução, mas não foi resolvido apesar de reivindicações

Por 7Segundos 03/09/2022 08h08 - Atualizado em 03/09/2022 08h08
[Vídeo] Empresários reclamam há cinco anos de água empoçada no Centro de Arapiraca
Mesmo sem chuva, água permanece empoçada por dias, conforme empresários - Foto: Rogério Nascimento/ 7Segundos

A construção de uma faixa de pedestres elevada em frente a uma escola na Rua Estudante José de Oliveira Leite contribui para a segurança dos estudantes que transitam no local e é um dos pontos de acessibilidade no município. Mas a iniciativa positiva virou uma dor de cabeça para os comerciantes localizados em frente à escola.

Desde que a faixa elevada foi construída, o número de pedestres passando pela calçada em frente a seus estabelecimentos diminuiu e eles passaram a conviver com a reclamação de clientes com a água que fica empoçada em frente aos estabelecimentos.

Segundo os empresários, o transtorno é maior no período chuvoso. Não é necessário chuva forte ou prolongada para que a água empoçada comece a ultrapassar a calçada, e mesmo quando não chove, passam-se dias para que a água escoe por completo.

Já fazem cinco anos que eles pedem que a prefeitura resolva o problema de uma vez por todas, mas apesar dos vários pedidos, tudo que conseguiram foi a limpeza da tubulação que passa por baixo da passagem elevada algumas vezes.

"A tubulação não suporta o volume de água, e basta a sujeira normal que vem da rua para bloquear a passagem", afirma um dos comerciantes.

A solução definitiva, de acordo com ele, é simples e não custa muito: basta cortar a passagem elevada na parte do meio-fio e tapar com uma grade metálica, para dar segurança às pessoas que atravessam a passagem. "Se fizerem isso, nós mesmos podemos cuidar de manter tudo limpo para a água escoar normalmente", garantiu.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, mas até a publicação da matéria nenhuma resposta foi enviada. O 7segundos assegura que irá atualizar esta matéria assim que o órgão municipal encaminhar manifestação sobre o problema.