Justiça Eleitoral determina retirada do ar de matérias “tendenciosas e casuísticas” contra Fernando Pereira
A desembargadora concedeu um prazo de 24 horas para remoção das reportagens. A multa estabelecida, no caso de descumprimento, é de R$ 5 mil por dia.
A desembargadora eleitoral Jamile Duarte Coelho Vieira, do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), determinou nesta quinta-feira (8) a remoção de reportagens contendo Fake News contra o ex-secretário de Estado Fernando Pereira, candidato a deputado estadual. A decisão atende a representação eleitoral, com pedido de tutela de urgência, em face do Jornal A Notícia.
A desembargadora concedeu um prazo de 24 horas para remoção das reportagens das páginas virtuais do jornal e determinou que não sejam distribuídas versões impressas com as reportagens, nem seja republicado o conteúdo, enquanto vigente a liminar. A multa estabelecida, no caso de descumprimento, é de R$ 5 mil por dia.
“Entendo presente o pressuposto da plausibilidade do direito quando de maneira reflexa descredibiliza-se a imagem do candidato com a veiculação de “matéria jornalística” sem a segurança de uma fonte confiável e sem a replicação das matérias por outros meios de comunicação a referendar a confiança da informação”, destaca trecho da decisão.
A desembargadora prossegue afirmando: “Desta feita, entendo a possibilidade da reportagem ser tendenciosa e casuística, e com possibilidade de causar dano de difícil reparação à imagem do candidato considerando o momento atual do processo eleitoral, onde as estratégias de propaganda eleitoral são preparadas para atingir resultados em um curto lapso de tempo, evidenciando a necessidade da adoção de medidas protetivas urgentes, especialmente porque a postergação pode resultar na irreparabilidade do direito ameaçado”.
Boletim de Ocorrência
Na terça-feira (6), Fernando Pereira registrou um Boletim de Ocorrência pela divulgação das graves Fake News publicadas contra ele. Lembrando o histórico de violência da família do prefeito de Junqueiro, Leandro Silva, cujos irmão, o pai e a mãe já foram presos acusados de crimes, entre eles homicídio, o ex-secretário relatou que esse mesmo grupo espalhou a notícia falsa de que ele (Fernando) estaria planejando um atentado contra parentes do prefeito.
“Trata-se de uma Fake News ainda mais criminosa do que já são todas as Fake News, por representar um risco à minha integridade física e a integridade física de meus familiares e amigos. Acreditamos que essa Fake News possa ser usada pela família do prefeito, que tem as mãos sujas de sangue, como desculpa para atentar contra a minha vida e contra a vida da minha família, que sempre foi política e nunca, jamais, escreveu sua história com violência. Nosso histórico é limpo”, frisou Fernando.
O ex-secretário finalizou dizendo: “Não possuo manchas de sangue em minhas mãos, jamais serei violento, sou um defensor da justiça e não vão de forma alguma me atingir com mentiras, que podem ser tão letais quanto qualquer tipo de violência”.
Últimas notícias
JHC visita poço artesiano em Arapiraca e destaca ações que levam dignidade à população rural
Cabo Bebeto critica nova parceria da Sesau com hospital ligado a Gustavo Pontes
Defesa Civil alerta para risco de alagamentos e deslizamentos em Alagoas
Chuvas causam alagamentos e deixam moradores ilhados no bairro Girador, em Atalaia
Chuvas provocam adiamento de evento em homenagem ao Dia das Mães em Arapiraca
Prefeitura de Boca da Mata apura causa do incêndio que destruiu ônibus escolares
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
