Educação

Joãozinho Pereira comemora liderança de Teotônio Vilela como melhor Educação Básica de AL

Município alagoano comandado pelo ex-prefeito Joãozinho Pereiraestá entre os 20 melhores do país no IDEB

Por 7Segundos com Assessoria 19/09/2022 17h05
Joãozinho Pereira comemora liderança de Teotônio Vilela como melhor Educação Básica de AL
Joãozinho Pereira ao lado de Jó Pereira - Foto: Assessoria

Municipalista há mais de 20 anos, quando mal se ouvia falar na palavra, cujo significado é “quem defende a descentralização administrativa, apoiando o municipalismo”, o ex-prefeito de Teotônio Vilela por três mandatos (2000, 2004 e 2016) e ex-deputado estadual Joãozinho Pereira, hoje superintendente da Codevasf em Alagoas, comemorou a posição do município nas notas do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2021, divulgadas na sexta-feira (16), pelo Ministério da Educação (MEC).

Teotônio Vilela é o município que detém a melhor educação de Alagoas entre as 102 cidades e, no ranking nacional, está entre as 20 melhores do país, entre 5.568 municípios.

Joãozinho lembra que, quando assumiu a prefeitura pela primeira vez, em 2000, Teotônio Vilela tinha o terceiro pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da América Latina e era destaque negativo no país, ostentando os piores índices de educação e saúde, cenário totalmente diferente do de hoje.

“Sou um apaixonado por transformar para melhor a vida das pessoas e, independente de quem fosse à época o presidente do país, sempre fiz uma interlocução positiva com o governo federal, em favor do município. Priorizo e sempre vou priorizar, em eleições, as discussões e propostas locais, tanto municipais quanto estaduais, por que é aqui resolvemos os problemas. Mas também não podemos jamais abrir mão do diálogo produtivo com o governo federal, porque Alagoas é o mais pobre da federação. Ajo dessa maneira por entender que as reais transformações começam nas cidades, com trabalho duro, para muito além de quem esteja no comando do país”, avaliou Joãozinho.

O superintendente da Codevasf recentemente teve um vídeo veiculado com sua fala retirada de contexto. Na ocasião, ele perguntava a populares, durante um comício, em que eles votariam para presidente da República.

Ainda sobre o IDEB, Joãozinho destacou que a semente que gerou o resultado de agora em Teotônio Vilela foi plantada por ele, lá atrás. Um resultado que exemplifica, na prática, que desde que o gestor tenha vontade de fazer, é possível mudar a realidade de todos de seu município.

Emocionado, Joãozinho divulgou um vídeo, em suas redes sociais, onde agradece ao prefeito Peu Pereira, a secretária municipal de Educação, Noêmia Barroso, a toda equipe da pasta, aos professores e alunos. Ele reforçou a prioridade dada a educação no município desde que foi prefeito da cidade pela primeira vez: “Vocês nos orgulham. Muito obrigado, porque um dos maiores legados que fizemos em 22 anos em Teotônio Vilela foram os investimentos em educação. Educação transforma, muda vidas. Estamos preparando os jovens de hoje para profissões do futuro, vamos capacitá-los, orientá-los para que estejam preparados para o mercado de trabalho”.

Joãozinho também pontuou que algumas ferramentas foram essenciais para que o município alcançasse essa posição no ranking do IDEB: formação continuada, monitoramento frequente, laboratório para alunos com déficit de aprendizagem, projetos inovadores, valorização dos profissionais, investimentos na infraestrutura das escolas e também o fato de Teotônio Vilela ter sido um dos primeiros municípios a retomar as aulas presenciais, em formato híbrido e cumprindo todos os protocolos sanitários, após o isolamento.

O ex-prefeito citou ainda o programa emergencial de educação não-presencial adotado durante o isolamento, para que os estudantes não perdessem o vínculo com a escola: “Contratamos mais de 500 agentes do Saber, que foram para ruas e para as residências dos alunos, levando conhecimento. A merenda escolar também continuou sendo distribuída na casa dos estudantes”.

Conforme os dados do MEC, o IDEB de Teotônio Vilela alcançou notas 8.9 nos anos iniciais e 7.1 nos anos finais do Ensino Fundamental, conferindo ao município o melhor resultado do estado de Alagoas, o vigésimo entre todos os municípios do Brasil, “Quando aliamos uma boa gestão municipal a um governo federal como o atual, que prioriza a destinação de recursos para a educação, que aumenta os recursos enviados aos municípios, com o novo Fundeb, os resultados são ainda melhores”, concluiu Joãozinho.