MP recomenda a contratação de psicólogos e assistentes sociais para atuarem na rede pública de Arapiraca e Craíbas
A recomendação foi motivada por nota técnica emitida pelo Núcleo de Defesa da Educação do MPAL em dezembro de 2020
O Ministério Público de Alagoas (MPAL) resolveu notificar a Prefeitura Municipal de Arapiraca e de Craibas, por meio de recomendação, sobre a necessidade de contratação de profissionais da Psicologia e do Serviço Social para atuarem nas escolas da rede pública de Educação Básica. A medida visa o cumprimento da Lei 13.935/2019.
A recomendação foi motivada por nota técnica emitida pelo Núcleo de Defesa da Educação do MPAL em dezembro de 2020. No documento, destaca-se a importância da atuação multiprofissional no processo de ensino-aprendizagem, principalmente nas questões que são próprias à área do Serviço Social e da Psicologia, garantindo o desenvolvimento físico, moral, mental e social dos estudantes da Educação Básica.
O MPAL recomenda ao Município de Arapiraca e a Craibas a adoção de medidas no prazo de 30 dias. Para tal, solicita-se a realização de processo seletivo simplificado para a contratação por tempo determinado de psicólogos e assistentes sociais para a atuação na rede pública municipal de Educação Básica.
O Ministério Público de Alagoas também recomenda que seja realizado um levantamento sobre a demanda de cargos públicos necessários ao cumprimento das determinações previstas na Lei 13.935/2019. Esses dados deverão servir de base para a criação de cargos no âmbito da administração municipal e, posteriormente, para a realização de concurso público visando a nomeação de psicólogos e assistentes sociais.
De acordo com a recomendação, os gastos relativos à contratação desses profissionais podem ser custeados pelos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) desde que os profissionais estejam atuando nas unidades de ensino.
A promotora de Justiça Viviane Karla da Silva Farias informou que, caso o Município de Arapiraca e o Município de Craibas não acatem a recomendação, o MPAL irá adotar todas as medidas extrajudiciais e judiciais cabíveis visando o cumprimento da mencionada lei, na defesa do melhor interesse da criança e da ordem jurídica.
Últimas notícias
Marcha pelo Clima reúne 70 mil e leva força amazônica às ruas de Belém
Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido em Maragogi
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
