Alergia rara faz jovem ter sintomas gripais toda vez que faz sexo
O caso foi relatado por um grupo de pesquisadores americanos na revista científica "Urology Case Reports"
Um homem de 27 anos foi diagnosticado com uma forma rara de alergia que faz com que ele tenha sintomas parecidos com os da gripe toda vez que ejacula. O caso foi relatado por um grupo de pesquisadores americanos na revista científica "Urology Case Reports".
O jovem, que não teve a identidade revelada, sofre de uma condição chamada síndrome da doença pós-orgástica (POIS, em inglês) há pelo menos 10 anos. Os cientistas acreditam que o quadro atinge homens que são alérgicos ao próprio sêmen, em uma resposta autoimune do corpo ao fluido.
O paciente acompanhado no estudo relatou tosse, coriza, espirros e erupção cutânea nos braços toda vez que ejaculava, o que fez ele evitar relações sexuais nos últimos anos.
Além disso, seu rosto e as glândulas linfáticas do pescoço também inchavam e as lesões eram piores quanto mais ele ejaculava, não importando se o clímax tinha sido atingido durante o sexo ou a masturbação.
Os sintomas começavam imediatamente após a ejaculação e podiam durar até uma semana, segundo os pesquisadores.
Apesar de raro, o caso não é único. O estudo aponta que ao menos outros 60 pacientes tiveram diagnósticos de POIS reportados na comunidade médica, que só descobriu a condição há cerca de 20 anos.
Casos mais graves da reação alérgica incluem também fraqueza muscular, febre, sudorese, irritabilidade, dificuldades de memória, problemas de concentração, nariz entupido e coceira nos olhos após a ejaculação.
O homem acompanhado no estudo relatou uma melhora de 90% dos sintomas depois que os pesquisadores receitaram um antialérgico a base de fexofenadina.
A causa da síndrome é desconhecida, mas os cientistas acreditam que pode estar relacionada a uma lesão ou infecção nos testículos.