Viral

Alergia rara faz jovem ter sintomas gripais toda vez que faz sexo

O caso foi relatado por um grupo de pesquisadores americanos na revista científica "Urology Case Reports"

Por UOL 17/10/2022 09h09
Alergia rara faz jovem ter sintomas gripais toda vez que faz sexo
Síndrome da doença pós-orgástica (POIS, em inglês) já foi diagnosticada em 60 pacientes em todo o mundo - Foto: iStock

Um homem de 27 anos foi diagnosticado com uma forma rara de alergia que faz com que ele tenha sintomas parecidos com os da gripe toda vez que ejacula. O caso foi relatado por um grupo de pesquisadores americanos na revista científica "Urology Case Reports".

O jovem, que não teve a identidade revelada, sofre de uma condição chamada síndrome da doença pós-orgástica (POIS, em inglês) há pelo menos 10 anos. Os cientistas acreditam que o quadro atinge homens que são alérgicos ao próprio sêmen, em uma resposta autoimune do corpo ao fluido.

O paciente acompanhado no estudo relatou tosse, coriza, espirros e erupção cutânea nos braços toda vez que ejaculava, o que fez ele evitar relações sexuais nos últimos anos.

Além disso, seu rosto e as glândulas linfáticas do pescoço também inchavam e as lesões eram piores quanto mais ele ejaculava, não importando se o clímax tinha sido atingido durante o sexo ou a masturbação. 

Os sintomas começavam imediatamente após a ejaculação e podiam durar até uma semana, segundo os pesquisadores.

Apesar de raro, o caso não é único. O estudo aponta que ao menos outros 60 pacientes tiveram diagnósticos de POIS reportados na comunidade médica, que só descobriu a condição há cerca de 20 anos. 

Casos mais graves da reação alérgica incluem também fraqueza muscular, febre, sudorese, irritabilidade, dificuldades de memória, problemas de concentração, nariz entupido e coceira nos olhos após a ejaculação.

O homem acompanhado no estudo relatou uma melhora de 90% dos sintomas depois que os pesquisadores receitaram um antialérgico a base de fexofenadina.

A causa da síndrome é desconhecida, mas os cientistas acreditam que pode estar relacionada a uma lesão ou infecção nos testículos.