Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo pelo 14º ano
29% de todas as mortes violentas sofridas por travestis e transexuais aconteceram no Brasil

De acordo com o ranking anual da Transgender Europe (TGEU), o Brasil é líder mundial de assassinatos de pessoas trans no mundo pelo 14º ano consecutivo, correspondendo a 29% de todas as mortes sofridas por travestis e transexuais. Dos 327 casos registrados pela organização, 96 aconteceram no Brasil.
Os dados da pesquisa foram coletados entre 1º de outubro de 2021 e 30 de setembro deste ano. De acordo com a TGEU, a faixa etária das vítimas está entre os 31 e 40 anos, mas o Brasil registrou quatro das cinco mortes contra adolescentes de 15 a 18 anos e a outra foi nos Estados Unidos, que está em terceiro lugar no ranking com 51 assassinatos. México, com 56 registros, está na vice-liderança.
Assassinatos na Estônia e na Suíça foram registrados pela primeira vez pela organização. Os casos se referem a mulheres imigrantes e negras, a brasileira Cristina Blackstar e a jamaicana Sabrina Houston. O relatório mostra que 95% de todas as mortes listadas no último ano correspondem a vítimas do gênero feminino.
A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) realiza o monitoramento no Brasil, que registrou menos assassinatos motivados por transfobia do que no ano anterior. A maioria deles foi cometida por esfaqueamento, tiros, tortuta, espancamento, estrangulamento ou atropelamento. A própria residência das vítimas e as ruas são os locais mais frequentes dos crimes.
O relatório foi criado em 2008 e, desde o início, o Brasil ocupa a liderança dos países que mais mata trans. "O alto número de assassinatos relatados na América Latina e no Caribe podem ser consideravelmente atribuídos à existência de sistemas de monitoramento bem estabelecidos", afirma a TGEU.
A instituição aponta ainda que os episódios de violência dessa região, que concentra 69% de todas as ocorrências, devem ser considerados "no contexto social, político, econômico e histórico específicos em que ocorrem".
Últimas notícias

Governo de Alagoas anuncia mais de R$ 50 milhões para reforço na segurança pública

Sine Maceió oferece vagas para Call Center em regime home office com início imediato

1ª Kids Run Frutigutti reúne famílias e movimenta o Partage Arapiraca Shopping

Polícia Militar amplia atuação do Programa Na base do Sossego no Litoral Sul de Alagoas

Incêndio em igreja em Arapiraca mobiliza equipes do Corpo de Bombeiros

Secretaria de Estado da Educação abre inscrições para curso gratuito de Libras
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
