Geral

Menina de 3 anos morre em hospital de Santana do Ipanema e pai acredita que pode ter sido erro médico

Maria Lara dos Santos que residia na Zona Rural da cidade de Olivença faleceu na noite desta sexta-feira (18)

Por 7 Segundos 19/11/2022 10h10 - Atualizado em 19/11/2022 14h02
Menina de 3 anos morre em hospital de Santana do Ipanema e pai acredita que pode ter sido erro médico
Maria Lara dos Santos Viana - Foto: Reprodução

Uma menina de 3 anos identificada como Maria Lara dos Santos que residia na Zona Rural da cidade de Olivença faleceu na noite desta sexta-feira (18) no Hospital de Santana do Ipanema. A causa da morte segue e esclarecer.

Ela se queixava de dores no abdômen e estava com febre. Maria Lara estava internada no Hospital de Santana do Ipanema desde a tarde do último domingo, onde recebeu várias medicações. Na segunda-feira ela chegou a ser liberada para casa onde foi passada medicações, retornou ao hospital, ficou internada, fez exames onde foi constatado infecção no sangue mas o quadro se agravava e ela veio a óbito na unidade por volta das 19h de ontem.

O corpo dela será necropsiado neste sábado(19).

O pai da criança, Edimilson dos Santos Viana está revoltado com o caso e entrevista ao Portal 7 Segundos ele relata que acredita que houve erro médico e que a medicação dada no hospital pode ter provocado intoxicação:

Confira o relato do pai:


“Ela Deu entrada no hospital no domingo às 15hrs da tarde, fizeram os procedimentos na menina botaram para ela  tomar dois soros com dipirona para ver se passava a febre. Estabilizou a febre, mas continuou a dor na barriga. Mas mesmo assim ela foi liberada para casa. Passaram receituário, providenciei. Segunda -feira passei 24 horas providenciando, o horário dos medicamentos que foi passado estava incerto. Dei entrada na segunda feira 20hrs da noite, dessa vez foi feito os exames e acusou infecção no sangue. Ai ele ficou internada . Eles passaram a informação que ela ia ficar internada durante 7 dias tomando antibióticos. Na sexta a noite ela não resistiu. Foi feito vários exames uns médicos diziam que eram um diagnóstico e outros quando trocavam de plantão diziam que era outro, ficavam na dúvida. Como os sintomas da menina foi se agravando depois que eles medicaram com antibióticos que nesse antibiótico deu alergia nela. Eu acho que a medicação foi errada. Fizeram exame e detectaram só infecção. Eles passaram o antibiótico para combater.

Foi o medicamento que foi dado errado a ela. Aí como foi trocando de plantão e de médico aí a gente ficou nessa dúvida e queria encaminhamento para onde for, mas queria tirar ela dali que vimos que a menina não tinha futuro ali. Não teve nenhum medico que dissesse a verdade para nós.

Quando deram os medicamentos botaram ela numa zona onde era zona de covid agora é a pediatria infantil lá, mas era muito distante da Upa para lá. Quando eu chegava para visitar a minha filha que ela estava com minha esposa eu não tava vendo melhora só piora. Quando eu cheguei ela estava inchada, com umas pintinhas, intoxicação a menina tava . Nós reclamávamos, as enfermeiras falavam que já iam mandar a pediatra, que ia passar para avaliar, não só ela mas 3 crianças que estavam naquele quarto com ela e o estado da menina só se agravava mais. Como eu cheguei com a minha cunhada, nós pedimos para levar, chamaram uma médica para dar uma avaliada, a enfermeira subiu lá em cima na área vermelha e foi chamar um médico, como a outra ainda não tinha passado mais de 12 horas e ela não tinha aparecido, não só para avaliar a minha filha mais os outros lá.

Nós subimos aos prantos na área vermelha. Lá foi feito novos exames mas eles não falaram o resultado a ninguém. Nós estávamos sem saber de nada. Passaram um novo antibiótico, não sei se foi antibiótico para ela para dar uma estabilizada e desinchar, que ela tava muito inchada na área vermelha.  Quando foi 12 horas da noite  da terça para quarta botaram para área de volta na pediatria onde ela estava mal. Lá foi se agravando mais ainda. Na quarta-feira eu entrei para visitar, minha filha tava mais inchada mais ainda que o normal, mas não transferiam. Como o estado dela só se agrava e não descobriam o que era o certo é mandar um encaminhamento para algum lugar, algum hospital que tem leito infantil, no caso UTI infantil.

Como botaram a menina para baixo de novo, na quarta feira eu fui de volta visitar minha filha. Estava saindo muita secreção do nariz dela, eu vi que não era normal e tinha mal cheiro a secreção. Eu chamei a enfermeira, minha esposa tava tomando banho. Enquanto eu fiquei com minha filha eu tava enxugando a secreção do nariz e chamei a enfermeira e disse que não era normal aí ela disse para segurar o papel para ver a cor da secreção que tava saindo que outra enfermeira viria avaliar. Antes dela vir avaliar veio outra e aplicou acho que glicose na menina porque ela tava com a glicose baixa também e mais dipirona e a menina não parava de se queixar de dor.

A assistência Social do hospital veio me falar ontem que o diagnóstico da menina era pneumonia mas como trocava de plantão, uns médicos diziam que era pneumonia outros que era um pequena infecção pulmonar. Agora o laudo vai dizer, eu quero saber isso” relata o pai da criança.

O corpo da menina passará pela necropsia para ser constatado a causa da morte.