[Video] Servidora mãe de criança autista tem jornada de trabalho reduzida com ajuda da Defensoria
Caso descumpra decisão, município receberá multa diária
A Defensoria Pública do Estado de Alagoas garantiu, por meio de liminar em ação judicial, a redução da jornada de trabalho para uma servidora pública do Município de Arapiraca e mãe solo de criança autista, de quatro anos, que necessita acompanhar o filho durante as sessões com especialistas.
Conforme a decisão judicial, proferida nesta quarta-feira, 07, o Município deverá reduzir a jornada de trabalho da servidora para 20 horas semanais, no prazo de 10 dias, sob pena de multa diária no valor R$ 300, em caso de descumprimento.
A redução de jornada não deverá refletir no valor da remuneração ou gratificações recebidas pela cidadã.
A ação foi ingressada pela Defensora Pública Bruna Rafaela Cavalcante, há dez dias, após esgotadas as possibilidades de resolução administrativa da situação.
Na petição, a Defensora Pública demonstrou que a carga horária de 40 horas semanais impedia a mãe de acompanhar corretamente todas as sessões com fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e profissional de educação física, necessários ao tratamento de seu filho.
Ainda, destacou que, apesar do Estatuto dos Servidores Municipais de Arapiraca ser omisso sobre a questão da redução de jornada, a Lei Federal de n° 13.370/16 garante esse direito aos servidores públicos com deficiência ou que tenham cônjuge, filho ou dependente com deficiência. Vale ressaltar que, a Lei 12.7764/2012, que trata sobre os direitos das pessoas com TEA, considera o autismo como uma deficiência para todos os fins legais.
Em sua decisão, o magistrado da 4ª Vara Cível de Arapiraca, destacou que as provas apresentadas pela Defensoria Pública demonstram como a redução da jornada de trabalho da mãe é essencial para melhoria da condição de saúde da criança e pontuou que a possibilidade de redução da jornada não interfere no pagamento dos vencimentos de forma integral. Sendo assim, o magistrado determinou a manutenção da gratificação já recebida, até o julgamento final do mérito da demanda.
Últimas notícias
Folia de Rua transforma Arapiraca em festa ao longo dos anos com frevo e animação
[Vídeo] Família de Maceió é surpreendida em voo após filha concluir última quimioterapia
Operação Cerco Fechado cumpre mandados de prisão em três municípios do Sertão de AL
Período de matrícula de alunos veteranos da Ufal inicia no dia 2 de fevereiro
Alagoas é refúgio dos únicos filhotes da choquinha-de-alagoas
Copeve divulga calendário de convocação para aprovados no Sisu Ufal 2026
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
