Programa Ronda no Bairro será implantado no interior e convoca militares da ativa e da reserva
A data da implantação do programa nos municípios do interior ainda não foi divulgada pelo governo de Alagoas
O Programa Ronda no Bairro será implantado no interior de Alagoas nas cidades de Arapiraca, Porto Calvo, União dos Palmares, Rio Largo e Delmiro Gouveia pelo governo do estado e abre inscrição para cadastro de militares.
Na publicação no Instagram do Ronda no Bairro Alagoas (@rondanobairroal) tem apenas a convocação de militares que desejem trabalhar no programa e podem ser da ativa e da reserva da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAL) e, também, egressos das Forças Armadas nos municípios citados.
A nota do anúncio fala na possibilidade de o programa ser instalado nos cinco municípios das regiões do Litoral Note, Zona da Mata, Agreste e Sertão de Alagoas. A inscrição deverá ser feita pelo link que está na bio do Instagram que é este aqui.
O programa

O programa Ronda no Bairro foi instituído pelo Governo de Alagoas em janeiro de 2018, com o início das atividades na região comercial do bairro do Jacintinho, em Maceió. Com base na filosofia do policiamento de proximidade, atua junto à comunidade no combate, principalmente, aos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), mais conhecidos como crimes de rua – assaltos e furtos.
O Ronda no Bairro tem sua base teórica no estudo intitulado “Janelas Quebradas” (Broken Windows), dos cientistas sociais norte-americanos James Q. Wilson e George L. Kelling, de 1982. O estudo aponta que crimes menores, como furtos e o vandalismo, favorecem a instalação de uma atmosfera propícia a crimes de maior potencial ofensivo, como os assaltos à mão armada e os homicídios.
Adaptado à realidade da capital alagoana, o programa atua em áreas consideradas comerciais e com grande fluxo de pessoas para, além de aumentar a sensação de segurança de moradores, comerciantes, trabalhadores e turistas, diminuir a incidência de crimes a partir de dados estatísticos de ocorrências criminais, com a adoção de uma vertente social.

O policiamento ostensivo acontece em trios formados por um policial ou bombeiro militar do serviço ativo, um policial militar ou bombeiro da reserva remunerada e um civil egresso das Forças Armadas.
Com um olhar diferenciado, voltado para a prevenção da violência e mediação, o programa conta também com a equipe de Articulação e Mobilização Social, que fica responsável pela identificação, nos territórios de atuação, de pessoas em situação de rua, dependentes químicos e espaços públicos degradados. A equipe é formada por assistentes sociais e psicólogos.
A partir da identificação, a equipe aciona órgãos competentes para o acolhimento dessas pessoas em situação de vulnerabilidade social, bem como articula com outras entidades a requalificação de áreas de convivência para sua devolução à comunidade.
A equipe também atua na organização de atividades esportivas e culturais nas regiões onde o programa está instalado, estreitando os laços entre os agentes de proximidade e a comunidade, oferecendo, assim, alternativas de convívio social e lazer.
Desde que foi lançado, o programa reduziu em 80% os índices criminais e atendeu a mais de mil casos de pessoas em situação de vulnerabilidade social em seus territórios.

Atualmente, o Ronda no Bairro atua em quatro territórios que abrangem localidades da capital alagoana com alta concentração de estabelecimentos comerciais e grande circulação de pessoas. São elas: Centro, Jacintinho, Orla e Benedito Bentes, articulando ações da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), com apoio da Segurança Pública (SSP).
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 2.496 oportunidades disponíveis no Sine Alagoas
União política entre Dani da Elba e Arthur Lira marca entregas e consolida apoio a Arthur e Álvaro Lira em Maragogi
Festival Hermeto Pascoal consolida Arapiraca como novo polo da música instrumental no Brasil
Após cinco anos fechada, Prefeitura de Maragogi reabre as portas com sede totalmente reformada
Jovem morto por leoa em João Pessoa foi abandonado pela família e tinha o sonho de domar felinos, diz conselheira
Acidente entre carro e moto deixa mulher ferida na Rota do Mar, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
