Política

Anielle Franco apresenta lista de especialistas negras para Ministério do Planejamento

Titular da pasta de Igualdade Racial entregou material a Simone Tebet depois de a ministra ter relatado dificuldade para compor equipe com mulheres negras

Por 7Segundos com CNN Brasil 05/01/2023 20h08
Anielle Franco apresenta lista de especialistas negras para Ministério do Planejamento
A jornalista e ministra Anielle Franco - Foto: Bléia Campos/ Divulgação

Após relatar dificuldades para compor a equipe de Planejamento com mulheres negras, Simone Tebet (MDB) recebeu duas listas com nomes de especialistas aptas para as funções da pasta. Os documentos foram entregues nesta quinta-feira (5) por Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial.

Uma das relações foi elaborada pela organização “Elas no Orçamento”, formada por mulheres que trabalham na área de planejamento e finanças públicas.

Um outro levantamento, realizado pela Associação de Analistas e Técnicos da carreira de Planejamento e Orçamento do Poder Executivo (Assecor), também foi entregue a ministra.

Os documentos, que ainda serão analisados pela equipe de Tebet, contam com nomes de profissionais negras em diferentes estágios de carreira e com experiências no setor público e privado.

Segundo relatos feitos à reportagem, Anielle Franco também se dispôs a discutir iniciativas para inclusão de servidores públicos negros na equipe econômica do novo governo. O trabalho foi iniciado ainda durante o período de transição pela economista Roseli Faria, nomeada diretora de Promoção de Direitos no Ministério da Justiça.

Promessa de Campanha

Durante a campanha eleitoral, Lula se comprometeu a considerar a diversidade de raça e gênero na construção da estrutura governamental petista. A promessa também entrou no plano de governo de Simone Tebet, enquanto candidata ao Planalto.

Para o diretor da ONG Educafro, Frei David, os representantes do novo governo precisam encarar com mais atenção o desafio. O ativista, que acompanha as discussões sobre inclusão na gestão petista, tem se dedicado a conversar sobre o assunto com os ministros de Lula.

A inclusão de pelo menos 30% de pessoas negras em cargos de confiança faz parte da lista de exigências elaborada por ele.

“Alguns ministros, no entanto, ainda precisam trabalhar o letramento racial e entender a necessidade, a urgência e obrigatoriedade da inclusão na nova gestão, afirma David”.

Com a equipe em composição mais avançada, Flávio Dino se destacou pela escolhas para o Ministério da Justiça. Dos dez cargos mais importantes da pasta, cinco foram ocupados por mulheres e negros.