Anielle Franco apresenta lista de especialistas negras para Ministério do Planejamento
Titular da pasta de Igualdade Racial entregou material a Simone Tebet depois de a ministra ter relatado dificuldade para compor equipe com mulheres negras
Após relatar dificuldades para compor a equipe de Planejamento com mulheres negras, Simone Tebet (MDB) recebeu duas listas com nomes de especialistas aptas para as funções da pasta. Os documentos foram entregues nesta quinta-feira (5) por Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial.
Uma das relações foi elaborada pela organização “Elas no Orçamento”, formada por mulheres que trabalham na área de planejamento e finanças públicas.
Um outro levantamento, realizado pela Associação de Analistas e Técnicos da carreira de Planejamento e Orçamento do Poder Executivo (Assecor), também foi entregue a ministra.
Os documentos, que ainda serão analisados pela equipe de Tebet, contam com nomes de profissionais negras em diferentes estágios de carreira e com experiências no setor público e privado.
Segundo relatos feitos à reportagem, Anielle Franco também se dispôs a discutir iniciativas para inclusão de servidores públicos negros na equipe econômica do novo governo. O trabalho foi iniciado ainda durante o período de transição pela economista Roseli Faria, nomeada diretora de Promoção de Direitos no Ministério da Justiça.
Promessa de Campanha
Durante a campanha eleitoral, Lula se comprometeu a considerar a diversidade de raça e gênero na construção da estrutura governamental petista. A promessa também entrou no plano de governo de Simone Tebet, enquanto candidata ao Planalto.
Para o diretor da ONG Educafro, Frei David, os representantes do novo governo precisam encarar com mais atenção o desafio. O ativista, que acompanha as discussões sobre inclusão na gestão petista, tem se dedicado a conversar sobre o assunto com os ministros de Lula.
A inclusão de pelo menos 30% de pessoas negras em cargos de confiança faz parte da lista de exigências elaborada por ele.
“Alguns ministros, no entanto, ainda precisam trabalhar o letramento racial e entender a necessidade, a urgência e obrigatoriedade da inclusão na nova gestão, afirma David”.
Com a equipe em composição mais avançada, Flávio Dino se destacou pela escolhas para o Ministério da Justiça. Dos dez cargos mais importantes da pasta, cinco foram ocupados por mulheres e negros.
Últimas notícias
Cláudio Castro visita policiais feridos durante megaoperação no Rio
Mansão inusitada em torre com relógio em Nova York é finalmente vendida; valor é mantido em segredo
Incêndio na noite do Halloween mata família de cinco pessoas nos EUA
Fórum on-line reúne 110 mil amantes de bonecas hiper-realistas: 20% são casados
Mulher abraça seu bebê prematuro em 'despedida', mas acaba surpreendida pelo desfecho
Radialista Paulinho Guedes se recupera após AVC isquêmico em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
