Arapiraca

Laudo de reprodução simulada do caso Danilo Fernando deve ficar pronto em 30 dias

Instituto de Criminalística analisa também exames de balística, papiloscopia e DNA do inquérito

Por 7Segundos com Assessoria 15/02/2023 12h12 - Atualizado em 15/02/2023 14h02
Laudo de reprodução simulada do caso Danilo Fernando deve ficar pronto em 30 dias
Polícia Científica realiza reprodução simulada do Caso Danillo - Foto: Rogério Nascimento/7Segundos

Um ano e três meses após a morte do adolescente Danilo Fernando da Silva, 17, ocorrida em uma abordagem policial no povoado Barreiras, a resolução do caso pode estar próxima do fim. O Instituto de Criminalística divulgou que em 30 dias irá finalizar os laudos da reprodução simulada realizada na tarde de terça (14), em Arapiraca e de demais exames solicitados durante a investigação policial. 

A reprodução simulada foi executada por equipe formada por sete peritos criminais e outros colaboradores da Polícia Científica, que percorreram todo trajeto da perseguição, remontando cada passo até o local onde o adolescente foi abordado e atingido por um único disparo de arma de fogo que levou a morte dele, entre a rodovia AL-115 e em uma estrada vicinal de acesso ao Povoado Barreiras na zuna rural de Arapiraca.

Um jovem com características semelhantes do adolescente fez o papel de Danilo na simulação dos fatos e a moto usada por ele também foi utilizada na reprodução. Os peritos utilizaram vários equipamentos e até um drone para reproduzir e gravar, separadamente, as versões de cada um dos quatro policiais que estavam na viatura no dia da abordagem.

Para garantir a transparência e a lisura dos trabalhos, os advogados de defesa e acusação acompanharam os trabalhos dos peritos. Familiares e amigos do adolescente morto, também puderam acompanhar, mas a uma certa distância a reprodução simulada que contou com apoio de policiais civis da Delegacia de Homicídio de Arapiraca e do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre). Agentes da SMTT ajudaram a controlar o trânsito.

Laudo e novos exames

Segundo o chefe especial do Instituto de Criminalística, Wellington Melo, que foi um dos setes peritos que participou da reprodução, a partir de agora, a equipe irá analisar todo o material produzido nos trabalhos de campo para concluir o laudo. Ele também confirmou a solicitação de outros exames periciais referente ao mesmo inquérito policial.

“Neste caso, além da reprodução simulada, foram solicitados também exames de balística, de papiloscopia e de genética forense em vestígios que fazem parte das investigações. A expectativa é que todos os laudos, referentes a esses exames, fiquem prontos e sejam entregues a delegacia em até 30 dias”, afirmou Wellington Melo.

Laboratório Móvel

Esta foi a primeira vez que o Instituto de Criminalística usou a unidade móvel de perícia da Polícia Científica, um laboratório ambulante destinado à persecução penal, através da atuação das equipes dos Laboratórios de Genética e Química Forense em locais de crime. O veículo, doado pela Secretaria de Estada da Segurança Pública permite aos peritos oficiais transportar equipamentos portáteis para a realização de exames que necessitem ser realizados em diferentes ocasiões.