Base federal instalada em território Yanomami é alvo de atentado em Roraima
Fiscais do Ibama revidaram o ataque; um garimpeiro foi ferido e detido pela Polícia Federal (PF)
A base federal instalada na aldeia Palimiú, em território Yanomami, em Roraima, foi alvo de atentado na madrugada desta quinta-feira (23). Homens armados furaram o bloqueio montado no Rio Urariocera e atiraram contra agentes do Ibama, que abordaram uma das embarcações.
Os fiscais revidaram o ataque. Um dos garimpeiros ficou ferido e acabou sendo detido pela Polícia Federal (PF) por ataque aos servidores públicos. Ele estava internado até esta noite.
Os criminosos desciam o rio em sete barcos chamados “voadeiras” com 12 metros com carregamento de cassiterita –minério de estanho.
O material foi roubado da terra indígena e identificado por drones do Ibama. Após a ação, os homens fugiram.
A base, instalada em 7 de fevereiro, tem como objetivo impedir a entrada de barcos com suprimentos e equipamentos para garimpeiros em território Yanomami.
Sua segurança é feita por agentes da Força Nacional de Segurança Pública, da Polícia Rodoviária Federal e do Ibama.
Segundo Rodrigo Agostinho, presidente do Ibama, “foi um ataque criminoso programado. Todos aqueles que tentarem furar o bloqueio serão presos. Acabar com o garimpo ilegal é uma determinação do presidente Lula”.
Últimas notícias
Alagoas fica entre os piores estados em qualidade de energia sob concessão da Equatorial, aponta ranking
PoderData: para 39%, governo Lula é pior que o de Bolsonaro
Homem é flagrado com faca durante abordagem policial em Maribondo
Homem com mandado de prisão em aberto é capturado na canafístula, Arapiraca
Drogas são encontradas em imóveis abandonados em Arapiraca
Motociclista sem habilitação foge da polícia e é detido em Coité do Nóia
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
