Mundo

Jovem que acreditava ser Madeleine McCann sofre de transtornos mentais

Investigação descartou a possibilidade de polonesa ser a criança desaparecida

Por 7Segundos com Terra 24/02/2023 14h02
Jovem que acreditava ser Madeleine McCann sofre de transtornos mentais
Investigação descartou a possibilidade de polonesa ser a criança desaparecida - Foto: Reprodução

Uma investigação feita por autoridades polonesas descartou a possibilidade de Julia Faustyna - que se apresentou nas redes sociais como sendo Madeleine McCann - ser a criança inglesa desaparecida desde 2007.

Faustyna fez o famoso caso voltar à tona após gravar um vídeo dizendo ser Madeleinee pedindo um exame de DNA para comprovar sua identidade.

"As investigações contradizem a versão apresentada por esta jovem. A investigação está em andamento, mas já se pode descartar que esta versão seja verdadeira ”, disse Paweł Noga, porta-voz da polícia provincial de Wrocław, que está coordenando as investigações, ao site Gazeta.pl.

Segundo o porta-voz, a própria família Julia apresentou documentos que contrariam essa tese, como sua certidão de nascimento.

Os pais da jovem esclareceram ainda que a filha sofre de transtornos mentais.

Relembre o caso


O caso Madeleine McCann é um dos mais notórios e conhecidos no mundo quando o assunto é desaparecimento de pessoas. Ocorreu no dia 3 de maio de 2007, quando os pais da criança - então com três anos de idade - registraram seu sumiço durante as férias da família em Algarve, em Portugal.

Naquele dia, os pais de Madeleine, Gerry e Kate McCann, saíram para jantar e a deixaram com seus dois irmãos gêmeos no apartamento de um resort em que passavam as férias. Em uma das vezes que retornaram ao apartamento para verificar se os filhos estavam bem, foi notada a ausência de Madeleine, e as autoridades foram acionadas.

O pai de Madeleine, Gerry, chegou a retornar ao local às 21h daquele mesmo dia, para verificar se estava tudo bem, e viu a filha. Um amigo do casal também fez uma checagem às 21h30, e nada de estranho foi notado. Por volta das 22h, quando a mãe da menina, Kate, fez sua vistoria, notou a cama de Madeleine vazia, avisou o resort, e a polícia foi chamada.

De início, autoridades acharam que a menina havia saído por conta própria do apartamento e se perdido. Os pais de Madeleine, porém, sempre acreditam na tese de que ela havia sido raptada. Durante dias, a polícia realizou buscas pelo local, sem nunca encontrar rastros da criança.

As polícias portuguesa e inglesa chegaram até suspeitos, porém, sem nenhum resultado de fato. Até mesmo os pais de Madeleine foram interrogados como suspeitos pelo sumiço da filha. Somente em 2018, as autoridades portuguesas retiraram as suspeitas contra o casal.

Diante da falta de novidades sobre o caso, autoridades do Reino Unido - país de nascimento de Madeleine - decidiram revisar todo o caso. Na ocasião, 41 pessoas foram investigadas como suspeitas. Em 2014, quatro suspeitos em potencial chegaram a ser interrogados, mas, novamente, não houve nenhuma conclusão.

O principal desdobramento do caso ocorreu em 2020, quando a polícia da Alemanha revelou ter investigado um homem, divulgado como Christian B, que poderia ter relação com o caso Madeleine McCann.

Christian B está preso na Alemanha cumprindo pena por tráfico de drogas e estupro. Não houve indiciamento contra ele pelo sumiço de Madeleine, crime que ele nega ter cometido.

Detetives da Alemanha, que trouxeram a possibilidade de Christian B ter raptado Madeleine, assumem que a criança inglesa está morta.