Caso das joias: Congresso está preocupado e quer explicações, diz Pacheco
Polícia Federal e Tribunal de Contas da União (TCU) investigam presentes do reino da Arábia Saudita a Jair e Michelle Bolsonaro
O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que há uma preocupação de que a polêmica das joias recebidas por Jair Bolsonaro (PL) seja esclarecida. O senador falou com a CNN após um evento no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (10).
“Há uma preocupação de que haja um esclarecimento sobre esse fato, mas vamos aguardar que as providências sejam tomadas”, afirmou o presidente do Senado Federal.
O Tribunal de Contas da União (TCU) e a Polícia Federal investigam o caso. Na quinta-feira (9), o ministro do TCU Augusto Nardes determinou que Bolsonaro não use e nem venda as joias, avaliadas em 3 milhões de euros, e ainda pediu esclarecimentos sobre o caso.
A âncora da CNN Daniela Lima apurou que a decisão não agradou o setor do Ministério Público que atua no tribunal, que recorreu pedindo a devolução imediata das joias. Por lei, qualquer item que custe mais de US$ 1.000 precisa ser declarado e os impostos precisam ser pagos.
Ao ser questionado sobre o tema no mesmo evento que Pacheco estava, o ministro do STF Ricardo Lewandowski sugeriu que esse tipo de assunto já estava regulamentado por lei e que, portanto, a legislação precisaria ser seguida.
“Essa matéria está sendo regulada. Está sendo regulada não, sempre esteve regulada por lei. Então basta observar e obedecer a lei”, disse o ministro.
Pacheco ainda afirmou que “apurações precisam ser feitas por todas as instâncias” e que “naturalmente se no Legislativo tiver alguma apuração nesse sentido” ele iria “fazer uma avaliação à luz dos requerimentos feitos”.
A Polícia Federal abriu um inquérito pra investigar os presentes dos sauditas à família Bolsonaro e deve colher depoimentos na próxima semana.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
