Caso das joias: Congresso está preocupado e quer explicações, diz Pacheco
Polícia Federal e Tribunal de Contas da União (TCU) investigam presentes do reino da Arábia Saudita a Jair e Michelle Bolsonaro
O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que há uma preocupação de que a polêmica das joias recebidas por Jair Bolsonaro (PL) seja esclarecida. O senador falou com a CNN após um evento no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (10).
“Há uma preocupação de que haja um esclarecimento sobre esse fato, mas vamos aguardar que as providências sejam tomadas”, afirmou o presidente do Senado Federal.
O Tribunal de Contas da União (TCU) e a Polícia Federal investigam o caso. Na quinta-feira (9), o ministro do TCU Augusto Nardes determinou que Bolsonaro não use e nem venda as joias, avaliadas em 3 milhões de euros, e ainda pediu esclarecimentos sobre o caso.
A âncora da CNN Daniela Lima apurou que a decisão não agradou o setor do Ministério Público que atua no tribunal, que recorreu pedindo a devolução imediata das joias. Por lei, qualquer item que custe mais de US$ 1.000 precisa ser declarado e os impostos precisam ser pagos.
Ao ser questionado sobre o tema no mesmo evento que Pacheco estava, o ministro do STF Ricardo Lewandowski sugeriu que esse tipo de assunto já estava regulamentado por lei e que, portanto, a legislação precisaria ser seguida.
“Essa matéria está sendo regulada. Está sendo regulada não, sempre esteve regulada por lei. Então basta observar e obedecer a lei”, disse o ministro.
Pacheco ainda afirmou que “apurações precisam ser feitas por todas as instâncias” e que “naturalmente se no Legislativo tiver alguma apuração nesse sentido” ele iria “fazer uma avaliação à luz dos requerimentos feitos”.
A Polícia Federal abriu um inquérito pra investigar os presentes dos sauditas à família Bolsonaro e deve colher depoimentos na próxima semana.
Últimas notícias
Arthur Lira prestigia aniversário de 101 anos de Arapiraca e destaca obras viabilizadas com recursos que garantiu para a cidade
Imagens de drone mostram bandidos se preparando para confronto no rio
Semed Maceió leva programação diversificada à 11ª Bienal do Livro de Alagoas
Kim Kardashian diz que homem não pisou na Lua: 'Acho que é mentira'
Criminosos recebem dinheiro pela série 'Tremembé'?
Vaquejada em Maragogi promete recorde de público na Costa dos Corais
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
