IR 2023: Declaração começa amanhã (15); evite erros e receba a restituição antes
O prazo vai até 31 de maio... - Veja mais em https://economia.uol.com.br/imposto-de-renda/noticias/redacao/2023/03/14/imposto-de-renda-2023-veja-os-erros-mais-comuns-na-hora-da-declaracao.htm?cmpid=copiaecola

O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda 2023 começa nesta quarta-feira (15). O prazo vai até 31 de maio. Saiba quais são os principais erros, evite cair na malha fina e tenha mais chances de receber logo sua restituição, se tiver direito.
Quanto mais cedo a declaração for enviada, maiores as oportunidades de entrar nos primeiros lotes de pagamento de restituição. Nesta quarta-feira será liberada também a declaração pré-preenchida, que dará prioridade na restituição.
Informações incompletas ou incorretas, no entanto, podem levar sua declaração de Imposto de Renda para a malha fina. Isso significa que a pessoa fica com pendências perante a Receita e pode não receber o valor da restituição até isso ser resolvido.
Quais os erros mais comuns na declaração do Imposto de Renda?
1. Não informar ou declarar apenas parte dos rendimentos é o erro mais comum na declaração do Imposto de Renda, segundo a Receita Federal. Cerca de 40,6% das declarações que ficaram retidas na malha fina no ano passado são por omissão de rendimentos. Isso significa que o contribuinte não declarou, ou informou parcialmente, os seus ganhos do ano anterior.
De acordo com a Receita, na maioria dos casos são omissões de ganhos em atividades secundárias. Por exemplo, a pessoa tem um emprego fixo, mas realiza outras atividades esporádicas e esquece de declarar esses valores. Também é comum esquecer de declarar os rendimentos dos dependentes.
2. Em segundo lugar, com 21,7% dos casos, estão os erros em informações relacionadas às despesas médicas. Esse erro, normalmente, é causado pela não confirmação das informações pela parte recebedora.
Ou seja, a pessoa declarou que teve uma despesa, mas quem recebeu não confirma o valor.
3. O terceiro erro mais comum são divergências em valores de retenção na fonte. A divergência acontece quando o contribuinte informa um valor de imposto retido na fonte que é diferente do informado por quem fez a retenção.
Esse desencontro de informações é responsável por 18,6% dos casos que caem na malha fina, segundo a Receita.
Quem precisa declarar o Imposto de Renda?
A expectativa do governo é receber entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações de contribuintes pessoas físicas em 2023. No ano passado, foram entregues 36,3 milhões.
Como no ano passado, serão cinco lotes de pagamento. Veja as datas:
1º lote: 31 de maio
2º lote: 30 de junho
3º lote: 31 de julho
4º lote: 31 de agosto
5º lote: 29 de setembro
Últimas notícias

Estados, incluindo Alagoas, aumentam ICMS de importação a partir de 1º de abril

Homens atentam contra passageiro e mototaxista morre por engano em São Miguel dos Campos

Grave acidente envolvendo lancha deixa homem e criança feridos na praia do Gunga

Quatro armas e 130kg de drogas são apreendidas durante operação nacional de combate ao crime

Prisão é o fim da minha vida, estou com 70 anos, diz Bolsonaro

Sequestrador de Ingrid Vitória morre após reagir a abordagem policial
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
