IR 2023: Declaração começa amanhã (15); evite erros e receba a restituição antes
O prazo vai até 31 de maio... - Veja mais em https://economia.uol.com.br/imposto-de-renda/noticias/redacao/2023/03/14/imposto-de-renda-2023-veja-os-erros-mais-comuns-na-hora-da-declaracao.htm?cmpid=copiaecola
O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda 2023 começa nesta quarta-feira (15). O prazo vai até 31 de maio. Saiba quais são os principais erros, evite cair na malha fina e tenha mais chances de receber logo sua restituição, se tiver direito.
Quanto mais cedo a declaração for enviada, maiores as oportunidades de entrar nos primeiros lotes de pagamento de restituição. Nesta quarta-feira será liberada também a declaração pré-preenchida, que dará prioridade na restituição.
Informações incompletas ou incorretas, no entanto, podem levar sua declaração de Imposto de Renda para a malha fina. Isso significa que a pessoa fica com pendências perante a Receita e pode não receber o valor da restituição até isso ser resolvido.
Quais os erros mais comuns na declaração do Imposto de Renda?
1. Não informar ou declarar apenas parte dos rendimentos é o erro mais comum na declaração do Imposto de Renda, segundo a Receita Federal. Cerca de 40,6% das declarações que ficaram retidas na malha fina no ano passado são por omissão de rendimentos. Isso significa que o contribuinte não declarou, ou informou parcialmente, os seus ganhos do ano anterior.
De acordo com a Receita, na maioria dos casos são omissões de ganhos em atividades secundárias. Por exemplo, a pessoa tem um emprego fixo, mas realiza outras atividades esporádicas e esquece de declarar esses valores. Também é comum esquecer de declarar os rendimentos dos dependentes.
2. Em segundo lugar, com 21,7% dos casos, estão os erros em informações relacionadas às despesas médicas. Esse erro, normalmente, é causado pela não confirmação das informações pela parte recebedora.
Ou seja, a pessoa declarou que teve uma despesa, mas quem recebeu não confirma o valor.
3. O terceiro erro mais comum são divergências em valores de retenção na fonte. A divergência acontece quando o contribuinte informa um valor de imposto retido na fonte que é diferente do informado por quem fez a retenção.
Esse desencontro de informações é responsável por 18,6% dos casos que caem na malha fina, segundo a Receita.
Quem precisa declarar o Imposto de Renda?
A expectativa do governo é receber entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações de contribuintes pessoas físicas em 2023. No ano passado, foram entregues 36,3 milhões.
Como no ano passado, serão cinco lotes de pagamento. Veja as datas:
1º lote: 31 de maio
2º lote: 30 de junho
3º lote: 31 de julho
4º lote: 31 de agosto
5º lote: 29 de setembro
Últimas notícias
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
MPAL firma acordos para recuperar áreas degradadas da Caatinga em Traipu e garantir R$ 210 mil em indenizações
Polícia encontra três ossadas humanas durante operação de busca na Feitosa, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
