Sertão

Dono de fábricas de gelo em Delmiro Gouveia é preso por gato de energia elétrica

Por 7Segundos 14/03/2023 14h02
Dono de fábricas de gelo em Delmiro Gouveia é preso por gato de energia elétrica
Dono de fábricas de gelo em Delmiro Gouveia é preso por gato de energia elétrica - Foto: Assessoria

Um homem, que não teve o nome divulgado, foi preso na cidade de Delmiro Gouveia, durante uma operação deflagrada pela Equatorial Energia e 9º Batalhão de Polícia Militar, de combate ao furto de energia.

O suspeito detido é dono de duas fábricas de gelo na cidade sertaneja que foram alvo da ação policial.

De acordo com as informações repassadas por funcionários da concessionária, as empresas já haviam sido inspecionadas e autuadas pelo mesmo crime nos anos de 2018, 2020 e 2023.

Na última sexta-feira (10), uma nova vistoria foi realizada nas empresas e foi constatado que a fraude estava sendo praticada novamente, com um agravante, a casa dos proprietários também estavam com gatos de energia elétrica.

De acordo com o executivo de Perdas da Equatorial Alagoas, Ubiraci Cortez, a prática criminosa dos estabelecimentos comerciais estavam causando grandes prejuízos para a população local, que vinha sofrendo com constantes oscilações e interrupções de energia.

“Realizamos uma verdadeira força-tarefa para identificarmos que essas unidades estavam utilizando, de forma clandestina, mais de 50% da capacidade de dois transformadores que atendem a região, isso representa mais de 300 clientes prejudicados com a prática criminosa”, afirmou o executivo.

Cortez relata ainda, que as equipes técnicas começaram a atuar na região após inúmeras reclamações sobre as ocorrências de quedas de energia na localidade. “A Equatorial tem trabalhado diariamente para manter a qualidade do fornecimento elétrico em todo estado. Fizemos diversas ações de melhorias na região e não conseguíamos encontrar anomalias que justificassem os problemas relatados pela população. Foi aí que enviamos as equipes técnicas de inspeção para o local e identificamos as ligações à revelia”, explicou. 

Na mesma operação, os técnicos da Distribuidora também identificaram ligações clandestinas em um depósito de bebidas, salão de beleza, padaria e em uma outra residência. Todos na mesma região das fábricas de gelo. Após a operação, a Distribuidora estimou uma perda de quase 30.000 kWh. Energia suficiente para atender mais de 570 residências durante um mês inteiro. 

“É importante destacar o apoio que a Distribuidora tem recebido durante essas operações. O trabalho colaborativo que mantemos com a Secretária de Segurança Pública, que tem como principal objetivo garantir a segurança dos nossos clientes, tem sido fundamental para inibirmos à prática criminosa em Alagoas”, explicou o executivo.

Penalidades para os infratores

O furto de energia elétrica, conhecido também como “gato” e ao ato de fraudar medidores, classificado como estelionato, são crimes previstos nos artigos 155 e 171, respectivamente, do Código Penal Brasileiro. Por isso, a Distribuidora reforça a importância do combate e inibição dessas práticas para manter a qualidade da energia elétrica distribuída aos alagoanos.

As denúncias de ligações clandestinas e irregulares podem ser feitas anonimamente na Central de Atendimento da Equatorial por meio do telefone 0800 082 0196 ou no site al.equatorialenergia.com.br.