"Descoberto" em 1501, Rio São Francisco abastece a casa de 18 milhões de brasileiros
Confira algumas curiosidades sobre o rio, já chamado de Opará

Nesta quarta-feira, 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água, que tem como objetivo discutir temas relacionados a esse recurso natural, fundamental para a vida humana na Terra. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992.
Não há como falar sobre a água sem celebrar a vida do nosso Velho Chico. O rio, que é um dos principais do Brasil, tem uma extensão de mais de 2.800 quilômetros, percorrendo, junto aos seus afluentes, mais de 500 municípios, sendo responsável por dar água a mais de 18 milhões de brasileiros. A Bacia hidrográfica do Rio São Francisco é composta por seis estados - Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, além do Distrito Federal.
O Rio São Francisco acumula histórias ricas e interessantes, com diversas curiosidades que muitos desconhecem.
O rio foi "descoberto" pelos europeus em 1501, durante uma expedição liderada pelo explorador espanhol Vicente Yáñez Pinzón. No entanto,a história do Rio São Francisco é muito mais antiga do que isso. Os povos indígenas que habitavam a região já conheciam e utilizavam o rio há milhares de anos antes da chegada dos europeus. Naquela época, o Velho Chico levava o nome de Opará, que significa Rio-Mar.
Outra curiosidade interessante é que o Rio São Francisco foi um importante meio de transporte durante o período colonial brasileiro. No século XVIII, a navegação pelo rio era essencial para o transporte de mercadorias, principalmente ouro e diamantes, que eram extraídos nas regiões próximas.
O Velho Chico também foi palco de importantes conflitos históricos. Durante a Guerra de Canudos, em 1896, o rio foi usado como uma importante rota de fuga pelos seguidores de Antônio Conselheiro, líder da revolta popular que ocorreu na cidade de Canudos, na Bahia. Já durante a Revolução Pernambucana de 1817, o rio foi utilizado pelos revolucionários como uma forma de transporte de tropas e suprimentos.
Além disso, o Rio São Francisco é uma das principais fontes de abastecimento de água do Nordeste brasileiro, sendo responsável por irrigar milhões de hectares de terras e garantir a sobrevivência de milhões de pessoas que vivem na região. Por essa razão, o rio é considerado sagrado por muitos povos indígenas e comunidades tradicionais que habitam suas margens.
Apesar de todas as curiosidades históricas que cercam o Rio São Francisco, a região hoje enfrenta diversos desafios ambientais e sociais, como a degradação ambiental, a escassez de água e a falta de investimentos em infraestrutura e saneamento básico. Por isso, é fundamental que a preservação e o uso sustentável do Rio São Francisco sejam prioridades para garantir um futuro melhor para as comunidades que dependem dele.
Últimas notícias

Após mais de 20 anos, Mister Caldo encerra atividades em Arapiraca

Prefeitura de Feira Grande realiza tradicional entrega do peixe da Semana Santa

Programa Pesquisa para o SUS terá edital com R$ 6 milhões

Deputado Alexandre Ayres cobra penas mais duras e critica uso político do caso Ana Beatriz: “Não é hora de oportunismo”

Homem é preso por descumprir medida protetiva de urgência, em Penedo

Produtos artesanais ganham novo espaço de exposição e vendas em shopping de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
