Ex-prefeito de Porto Real do Colégio é condenado por improbidade administrativa
Sérgio Reis foi condenado em ação proposta pelo MPAL
O Poder Judiciário de Alagoas condenou o ex-prefeito de Porto Real do Colégio, Sérgio Reis Santos, por ato de improbidade administrativa, em ação proposta pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL). A decisão foi proferida pela juíza Alana Mendonça Oliveira Sobral, da Vara do Único Ofício de Porto Real do Colégio.
De acordo com a sentença, durante sua gestão, Sérgio Reis celebrou convênios com instituições financeiras — como Banco Semear, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco Bradesco — para concessão de empréstimos consignados a servidores públicos municipais. No entanto, embora os valores tenham sido descontados regularmente em folha de pagamento, nem todos foram repassados integralmente às instituições bancárias e ao sindicato da categoria, ocasionando prejuízo aos servidores e ao erário.
A magistrada considerou procedente a denúncia do MPAL e aplicou ao ex-gestor as seguintes penalidades: Ressarcimento integral ao erário do dano estimado em R$ 1 milhão, valor que ainda será apurado em fase de cumprimento de sentença; Pagamento de multa civil correspondente ao dano causado; Suspensão dos direitos políticos por 6 anos; Proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios/incentivos fiscais pelo prazo de 5 anos.
Além disso, a juíza determinou que o nome do ex-prefeito seja incluído no cadastro nacional de condenados por improbidade administrativa, mantido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e comunicou a decisão ao Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL).
A condenação reforça o entendimento do Judiciário sobre a responsabilidade de gestores públicos na correta aplicação dos recursos e na proteção do patrimônio público. O processo seguirá para fase de liquidação de sentença, quando será definido o valor exato do prejuízo causado aos cofres municipais.
Últimas notícias
Jovem é executado a tiros em via pública no bairro do Feitosa, em Maceió
Homem é preso após torturar e manter esposa em cárcere privado em Rio Largo
Adolescente é flagrado com maconha no bairro Primavera, em Arapiraca
Ministério Público oferece denúncia contra advogada por calúnia contra defensor público alagoano
Homem cai de moto ao tentar fugir da polícia e é detido com maconha em Arapiraca
Mulher é presa por agredir filho com cabo de vassoura em Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
