Ex-prefeito de Porto Real do Colégio é condenado por improbidade administrativa
Sérgio Reis foi condenado em ação proposta pelo MPAL
O Poder Judiciário de Alagoas condenou o ex-prefeito de Porto Real do Colégio, Sérgio Reis Santos, por ato de improbidade administrativa, em ação proposta pelo Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL). A decisão foi proferida pela juíza Alana Mendonça Oliveira Sobral, da Vara do Único Ofício de Porto Real do Colégio.
De acordo com a sentença, durante sua gestão, Sérgio Reis celebrou convênios com instituições financeiras — como Banco Semear, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco Bradesco — para concessão de empréstimos consignados a servidores públicos municipais. No entanto, embora os valores tenham sido descontados regularmente em folha de pagamento, nem todos foram repassados integralmente às instituições bancárias e ao sindicato da categoria, ocasionando prejuízo aos servidores e ao erário.
A magistrada considerou procedente a denúncia do MPAL e aplicou ao ex-gestor as seguintes penalidades: Ressarcimento integral ao erário do dano estimado em R$ 1 milhão, valor que ainda será apurado em fase de cumprimento de sentença; Pagamento de multa civil correspondente ao dano causado; Suspensão dos direitos políticos por 6 anos; Proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios/incentivos fiscais pelo prazo de 5 anos.
Além disso, a juíza determinou que o nome do ex-prefeito seja incluído no cadastro nacional de condenados por improbidade administrativa, mantido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e comunicou a decisão ao Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL).
A condenação reforça o entendimento do Judiciário sobre a responsabilidade de gestores públicos na correta aplicação dos recursos e na proteção do patrimônio público. O processo seguirá para fase de liquidação de sentença, quando será definido o valor exato do prejuízo causado aos cofres municipais.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
