Cinco países da América Latina sofrem com terremotos
Os registros mais fortes com magnitude 7,0 e 6,8 aconteceram no Peru e no Equador consecutivos
Cinco países da América Latina sofreram com o registro de terremotos: Argentina, Chile, Peru, México e Equador. Os terremotos de escala com magnitude 7, os piores deles, foram registrados no Peru (7,0) e no Equador (6,8).
Esses cinco países, além de EUA, Canadá, Rússia, Japão, Sudeste Asiático e Oceania, integram o Círculo de Fogo do Pacífico. Trata-se de uma grande área de 40 mil quilômetros em forma de ferradura que circunda o oceano Pacífico.
Nessa área estão localizados 450 vulcões ativos e há alta incidência de terremotos. Para se ter uma ideia, cerca de 90% dos terremotos registrados no mundo ocorrem dentro do Círculo de Fogo.
O Peru registrou o tremor mais forte desse sábado (18). O Centro Sismológico Nacional peruano registrou um sismo de magnitude 7,0 às 12h12, horário local e 14h12 horário de Brasília. O epicentro foi em Tumbes, no norte do país.
De acordo com autoridades peruanas, uma menina de quatro anos morreu. Na sexta-feira (17), o Peru já havia registrado mais dois terremotos. Um deles aconteceu em Huarmey com magnitude 4,2, na costa peruana. O outro aconteceu em Caylloma, no sul do país.
Já no Equador, um terremoto de magnitude 6,8 atingiu a costa do país no mesmo horário do que aconteceu no Peru. O epicentro foi a cerca de 30 quilômetros do município de Balao, na província de Guayas.
As informações são do Instituto Geofísico da Escola Politécnica Nacional do Equador. A agência Reuters afirmou que não há ameaça de tsunami no litoral do país.
Últimas notícias
'Desconvite' para fumar pedra de crack termina em ameaça e destruição de portão em Porto Calvo
Jovem é preso por tráfico de drogas durante ação da Polícia Militar em Matriz de Camaragibe
Homem de 45 anos é socorrido após capotamento na Al-220, em Arapiraca
Mulher leva socos no rosto e puxões de cabelo durante briga com homem em bar de Porto Calvo
Homem de 33 anos é assassinado a tiros e corpo é encontrado na linha férrea de Arapiraca
Colisão violenta deixa motociclista morto no Litoral Norte de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
