Batukadeiras de São Domingos promovem encontro com artistas alagoanos para comemorar o Dia da Mulher Caboverdiana
O momento faz parte de atividades da agenda das Batukadeiras, que estão em Taquarana - AL entre os dias 17 e 29 de março

Com intercâmbio cultural em curso em Alagoas, Batukadeiras de São Domingos (Cabo Verde) promovem encontro com artistas alagoanos em comemoração ao Dia da Mulher Cabo-verdiana na próxima segunda-feira, dia 27 de março, a partir das 19h, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso (anexo ao Teatro Deodoro). Fazem parte deste encontro os artistas e grupos: Naldinho Freire, Igbonan Rocha, Manel di Candinho, Capoeira Arte Brasil, Poesia Musicada no Pandeiro e Roda de Coco, Banda de Pifano Pe. Cícero, Instituto Bico de Fulô, Wilson Santos e Wilson Miranda. Os ingressos custam R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia) e podem ser adquiridos no dia do evento e pela plataforma Sympla.
O momento faz parte de atividades da agenda das caboverdianas que estão em Taquarana, em Alagoas, entre os dias 17 e 29 de março para gravação do documentário “Quilombo Lunga e as Batukadeiras São Domingos” com a comunidade Quilombo Lunga, com produção do cantautor Naldinho Freire e pelo fotógrafo e produtor de vídeo Luis Eduardo Vaz. O documentário terá cerca de 40 minutos e vai mostrar o encontro entre a comunidade quilombola em Alagoas e 7 batukadeiras que vieram diretamente de Cabo Verde para compartilharem suas danças, músicas, culinária, artesanato, tradições e força, mostrando suas narrativas da luta em meio às batalhas machistas de vida e, em especial, na transmissão de saberes para futuras gerações.
A programação do intercâmbio conta com oficinas de saberes com fazedores do Quilombo Lunga, sendo elas: Gastronomia Quilombola com a mestra Tonha das Ervas, Artesanato em Retalho Quilombola com a mestra Cistina, Catiço Quilombola com o pai Tonho de Ogum e Capoeira e Resistência com o Instituto Bico de Fulô. O projeto é realizado através de Emenda Parlamentar destinada pelo Deputado Federal Paulão e convênio firmado entre o Ministério da Cultura do Brasil e a Associação Cultural Popfuzz.
Para Gilvan Araújo, mais conhecido como contramestre Bico de Fulô, do Instituto Bico de Fulô, foi um prazer poder realizar a oficina de Capoeira e Resistência e fortalecer o saber e o fazer com a equipe: “Nunca imaginei que um dia pudesse ter essa vivência com pessoas maravilhosas e poder compartilhar e saber mais sobre sua cultura e histórias. É muito significante para mim e para o povo Quilombola, pois esse Intercâmbio fortalece o nosso fazer e saber como um reencontro das nossas origens”. E sobre o encontro no Teatro de Arena na segunda (27), Bico de Fulô fala que: “Nunca tinha me apresentado em um teatro, e pela primeira vez temos essa oportunidade incrível de juntos fazermos uma bela apresentação levando a nossa cultura com Naldinho, as Batukadeiras, Manuel di Candinho e os outros artistas convidados. Me sinto muito honrado e realizado por Deus me proporcionar um momento como este”, finaliza.
Alexandre de Holanda, diretor artístico e cultural da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (DITEAL), enfatiza a importância de promover o encontro em um equipamento público e com respeito à ancestralidade: "Para a DITEAL, uma parceria desse porte se torna um compromisso para um equipamento público artístico, se comprometer com a realização desse show no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, em parceria com seus realizadores, é maximizar as possibilidades de encontro e troca com o público e artistas local, é um abraço a nossa ancestralidade e respeito tanto aos nossos visitantes, quanto para o intercâmbio com nossos artistas. Esse encontro é, com toda certeza, um grande encontro!”.
Projeto de emenda parlamentar Memória e Produção em Territórios Culturais/AL (Consciência Lunga e Mundaú Lagoa Aberta) - Realização Quintal Cultural, Quilombo Lunga, Movimento Povos das Lagoas, Coordenação Geral Keka Rabelo, Coordenação Técnica Instituto IDEAL, Coletivo Noiz Q Faz, Kuka Melo Empreendimentos, Coordenação de Comunicação: Projeto Bureau de Comunicação Comunitária - Agerrp-Ufal por Manuela Callou, e texto produzido pela Relações Públicas Pei Shung Fon. Termo de fomento n° 929345/2022 da Secretaria de Diversidade Cultural - Ministério do Turismo e Ministério da Cultura.
SERVIÇO:
O que: Batukadeiras de São Domingos promovem encontro com artistas alagoanos no Teatro de Arena Sérgio Cardoso
Quando: 27 de março de 2023, às 19h
Informações: +55 82 98849-2085 (ligação e whatsapp) / +55 82 98220-3194 (whatsapp)
Ingressos: na bilheteria do Teatro e pelo Sympla https://www.sympla.com.br/batukadeiras-de-sao-domingos-e-convidados__1929613?share_id=knn8g
Valor: 30,00 inteira e 15,00 meia
Veja também
Últimas notícias

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril

Secretaria de Saúde de Penedo presta contas ao Conselho Municipal de Saúde

Programa Saúde Até Você leva assistência médica ao Trapiche da Barra nesta sexta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
