Protocolo de Segurança Escolar de Arapiraca é destaque em audiência pública de Maceió
“A segurança é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público, a comunidade e as próprias escolas", explica o secretário arapiraquense
O secretário de ordem pública de Arapiraca, Coronel Enio Bolivar, participou, nesta segunda-feira (17), de uma Audiência Pública com o tema “Segurança na Rede de Educação do Município de Maceió”, na sede do Legislativo Municipal de Maceió. Na oportunidade, o gestor da pasta aprofundou o tema e destacou a adoção do protocolo de segurança em Arapiraca.
Durante sua participação, o secretário ressaltou a importância da integração entre as autoridades de segurança, gestores da rede de educação e a comunidade em geral, para criar um ambiente seguro e saudável para os estudantes, professores e demais profissionais envolvidos na educação.
Além disso, ele abordou questões como a necessidade de investimento em tecnologia para monitoramento e prevenção de crimes, a importância da capacitação de professores e alunos para lidar com situações de risco, bem como a criação de programas de prevenção à violência e ao bullying nas escolas.
“A segurança na rede de educação é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público, a comunidade e as próprias escolas. Através do diálogo e da cooperação, é possível implementar medidas eficazes para garantir um ambiente seguro e propício ao aprendizado”, disse Enio.
Arapiraca é exemplo
Durante sua participação na audiência, o secretário de ordem pública de Arapiraca também destacou a importância da implantação do protocolo agressor ativo na cidade. “O protocolo agressor ativo é uma metodologia que visa prevenir e combater atos de violência em ambiente escolar, identificando sinais de alerta e adotando medidas preventivas antes que ocorram incidentes graves. O objetivo é detectar alunos que apresentam comportamentos agressivos ou violentos e oferecer a eles acompanhamento especializado para minimizar riscos à sua integridade e à de terceiros”, explicou o secretário.
Ele também enfatizou que a implantação do protocolo agressor ativo é uma medida importante para garantir a segurança e o bem-estar dos alunos, professores e demais profissionais da rede de educação de Arapiraca. Enio também informou que o protocolo deve ser acompanhado por um programa de capacitação e treinamento para professores e gestores das escolas, a fim de que possam identificar os sinais de alerta e atuar de forma preventiva.
“A adoção do protocolo agressor ativo é mais uma iniciativa do município de Arapiraca para promover a segurança e a qualidade de vida da população. Com medidas efetivas e ações integradas entre poder público, comunidade e instituições de ensino, é possível criar um ambiente seguro e propício ao aprendizado, garantindo um futuro mais promissor para os jovens de Arapiraca”, finalizou.
Últimas notícias
Obra emergencial interdita parcialmente a Av. Cícero Toledo nesta terça-feira (3)
DMTT auxilia Polícia Civil na localização de veículo roubado na Paraíba
Elefante pisoteia e mata três pessoas em parque na Tailândia
Investimento da Prefeitura de Penedo abastece farmácia da UPA e dos postos de saúde
Sob Lula, dívida bruta alcança R$ 10 trilhões e atinge 78,7% do PIB
Incêndio volta a atingir zona rural de Cacimbinhas pelo segundo dia consecutivo
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
