Alunos conhecem funcionamento da Justiça em visita ao Fórum de Feira Grande
Adolescentes tiraram dúvidas com o juiz Evaldo Machado e com representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública

Cerca de 150 estudantes da Escola Estadual Manoel Leandro de Lira visitaram o Fórum de Feira Grande, nesta quinta (1º). Os alunos conheceram o funcionamento do Judiciário em conversa com o juiz, o promotor de justiça e a defensora pública da Comarca.
"Foi um bate-papo informal com os jovens para poder dar consciência do que o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Defensoria fazem e colocá-los a par de todos os seus direitos e deveres como cidadãos", explicou o juiz Evaldo Machado, ressaltando que ações como essa aproximam a Justiça da sociedade.
"A sociedade tem que tomar o Poder Judiciário como parte e conhecer, saber que pode contar com o Judiciário sempre".
A defensora pública Roana do Nascimento destacou a proximidade que a Defensoria tem da população mais vulnerável. "Das instituições aqui presentes talvez a Defensoria seja a mais próxima da vida deles. Alguns já conheceram e tiveram contato com a Defensoria por meio dos pais. A Defensoria tem um papel muito importante de efetivação de direitos", reforçou.
A defensora afirmou que o órgão amplifica a voz das pessoas para que elas possam ter acesso aos direitos previstos na Constituição. "A Defensoria Pública é o canal para muitos chegarem ao Judiciário. Serve como advogado para aqueles que não têm condição de pagar um, mas é muito mais do que isso. Ela tem atuação também no ensinamento dos direitos".
O promotor de justiça Guilherme Diamantaras falou sobre a atuação do Ministério Público nas áreas de educação e infância e juventude.
"Muitos têm a visão de que o MP atua só na esfera criminal, nos júris. É importante explicar o leque de atribuições que a Constituição deu ao Ministério Público, que abrange infância e juventude, saúde, probidade administrativa, defesa dos deficientes e idosos. Importante passar isso para os adolescentes", ressaltou.
Para a estudante Marielly Santos, de 16 anos, o bate-papo foi uma verdadeira aula. "Achei muito interessante e despertou o desejo de, quem sabe, até seguir a carreira jurídica. Achei muito bonita a forma como eles se expressam e a forma como trabalham aqui no município", disse.
Poderes
Ainda nesta quinta, os adolescentes do 2º ano da escola visitam a Prefeitura e a Câmara de Vereadores. O objetivo, segundo a professora Ivonete Santana, é que eles conheçam o funcionamento dos três poderes.
"Nosso objetivo é fazer com que os alunos estejam mais inteirados dentro da sociedade brasileira, alagoana e feira grandense. Esse percurso pelos poderes é para que conheçam as características e atuação de cada um".
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
