Adesão do Brasil ao ITF fortalece discussão para união de transportes e energia limpa, diz Renan
Junto com o presidente Lula, ministro dos Transportes participou de evento em uma empresa de fabricação de ônibus elétricos em São Paulo
Formalizada em 25 de maio, a adesão do Brasil como membro permanente do Fórum Internacional de Transportes (ITF) fortalece a discussão da soma entre produção de energia limpa e desenvolvimento sustentável de infraestrutura. A avaliação é do ministro dos Transportes, Renan Filho, ao participar da inauguração do novo prédio, em São Paulo, da Eletra-Tecnologia de Tração Elétrica, líder nacional de transporte público sustentável.
O evento contou com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e outros ministros do Governo Federal. No evento, Lula defendeu a produção de ônibus elétricos que, apesar de contarem com um custo inicial mais caro, seriam 73% mais baratos quando postos em operação.
“A adesão do Brasil ao ITF possibilitará uma ampla discussão e demonstrará que, além de produtores de ônibus elétricos de qualidade, também temos a matriz de geração de energia mais limpa do planeta”, afirmou Renan Filho. Essa discussão, na visão do ministro, é uma marca do governo Lula, já que “num passado recente, no Brasil, não se queria discutir sustentabilidade, descarbonização da economia, porque a proposta era defender a possibilidade de desenvolvimento sem preservação, na contramão da agenda internacional”.
Organização intergovernamental autônoma ligada administrativamente à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o ITF atua como um think tank para questões relacionadas à política de transportes de todos os modais e que realiza anualmente um encontro entre ministros de Transportes dos 66 países membros, no qual são apresentadas as últimas novidades e políticas do setor.


Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
