Prefeitura reúne gerações de sanfoneiros e homenageia Mestres da Cultura Popular em Edição do “Cultura na Praça"
Manhã foi marcada por emoção e resgate à tradição nordestina; projeto é apoiado pela Prefeitura de Arapiraca

A Tenda Cultural Afrísio Acácio, na Praça Luiz Pereira Lima, Centro de Arapiraca, voltou a ser palco de um verdadeiro show de forró pé de serra. Nesta segunda-feira (05), a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude, retomou o projeto “Cultura na Praça”. O evento ainda contou com a entrega do selo “Aqui se faz Cultura”. O selo foi concedido à Associação Cultural das Tradições Nordestinas de Arapiraca (ACTNA).
O projeto nasceu através do Mestre Afrísio e teve todo o apoio do prefeito Luciano Barbosa e gestão municipal desde o seu início. A ideia do Mestre da sanfona, que deixou o seu vasto legado em dezenas de músicos ao longo da vida, era realizar apresentações que levassem a tradição ao maior número de pessoas. E ele conseguiu.
“Retornamos hoje o cultura na praça, aquecendo as festividades juninas de Arapiraca. Essa é a segunda-feira mais animada no Brasil. O prefeito Luciano tem sempre essa iniciativa de incentivar e valorizar a cultura local”, destacou o secretário municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Wellington de Magalhães.
Na ocasião, a Prefeitura homenageou o Mestre Miguel Vieira, conhecido como “Príncipe do Carimbó”. Apesar de ser natural de Palmeira dos Índios, Miguel Vieira é radicado em Arapiraca e foi um dos fundadores da primeira banda de música jovem da cidade, em 1960, e é um dos ícones vivos da cultura popular do agreste. A cerimônia de retorno do “Cultura na Praça” reuniu amigos, familiares e o próprio mestre, que receberam emocionados a homenagem.
Os homenageados da manhã foram:
Gentil Sanfoneiro (in memoriam), Mestre Elias, Victor Jordão, Zé Luiz Sanfoneiro, Marcio do Acordeon, Claudevan Moreira, Zé Moreira, José Vieira ( Zeza da Sanfona), Antônio Marcolino (Capitão da Sanfona), Edgar Luiz (Cego da Sanfona), Noaldo Campos, Juca da Sanfona, Maxseul do Acordeon, Francisco Diassis (Assis Sanfoneiro)
Últimas notícias

Espetáculo da Paixão de Cristo em Arapiraca vai contar uma Pessoa Com Deficiência no elenco pela primeira vez

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
