Alagoas

Carlos Moura, compositor de "Minha Sereia", morre em Salvador, na Bahia

Artista sofreu duas paradas cardíacas nesta terça-feira (06)

Por 7Segundos 06/06/2023 18h06 - Atualizado em 06/06/2023 20h08
Carlos Moura, compositor de 'Minha Sereia', morre em Salvador, na Bahia
Carlos Moura faleceu aos 73 anos de idade em Salvador, na Bahia - Foto: Reprodução/Internet

Morreu nesta terça-feira (06) aos 73 anos, o cantor e compositor alagoano Carlos Moura, criador de clássicos e sucessos populares que ganharam dimensão nacional, como Minha Sereia, Rosa de Sol, Sete Léguas de Saudade e Casamento de Uma Maria, além de ser intérprete de outra canção que também o ajudou a projetá-lo nacionalmente: Cometa Mambembe.

Carlos Moura morreu depois de sofrer duas paradas cardíacas, em Salvador, na Bahia, onde se encontrava. Carlos Moura, sem dúvida, deixa um grande legado musical que ultrapassa os limites de Alagoas e alcança dimensões nacionais e até no exterior.

Carlos Moura tornou-se um ícone da música brasileira. Foto: reprodução/redes sociais

Infância

Carlos Moura nasceu no dia em 15 de abril de 1950, na cidade de Palmeira dos Índios, no Agreste Alagoas. Ele viveu a infância e parte da adolescência na famosa "Rua do Meio", localizada no Centro da cidade.

A carreira na música teve início na década de 1970, em Maceió, quando fez parte do grupo musical “Os Bárbaros”, cantando em matinês. Moura também fez parte da banda “Vento” e chegou a morar no Rio de Janeiro, onde tentou divulgar as músicas autorais. Em 1980, muda-se para o Rio de Janeiro, conseguindo, aos poucos, fazer o seu talento ser nota pelas gravadoras.

Sucessos

No primeiro disco, Reviravolta, lançado em 1980, com forte influência regional, destacou-se a canção Casamento de Uma Maria, regravada pelo cantor Jessé naquele período.

Em 1982, ele alcança o auge com o LP Rosa de Sol, com destaque para a própria faixa-título, além da conhecidíssima Minha Sereia, uma declaração de amor à capital alagoana. Também se destacaram e fizeram sucesso nas rádios as canções Sete Léguas de Saudade, Beijo de Planeta e Um Alô Pro Moraes, uma homenagem ao amigo Moraes Moreira.

Capa LP Rosa de Sol, de 1982. Foto: reprodução/internet

Em 1983, com a gravação da música Cometa Mambembe no LP Água de Cheiro, composição de Carlos Pitta e Edmundo Carôso, Carlos Moura frequenta os vários programas musicais de nível nacional da Rede Globo, como o Geração 80, que exibia os sucessos da música jovem daquela época. A música também teve clipe gravado e exibido no programa Fantástico.

A própria faixa-título, o xote Água de Cheiro, também foi bem tocada nas rádios. Nos anos de 1990, Carlos Moura ainda emplacou outros sucessos na rádio, como Estrela Cor de areia.

Mesclando as  influência regionais com o pop, Carlos Moura deixa sua marca entre os grandes da MPB, tanto que suas canções ainda são lembradas pelas novas gerações de artistas, principalmente nos carnavais fora de época Brasil afora.

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, terra natal do artista, decretou luto oficial de três dias pela morte do cantor, que ficou marcado também pelo seu jeito simples de lhe dar com os fãs e amigos.