Brasil

Ciclone no RS causa inundações; uma pessoa morreu e duas estão desaparecidas

Por Metrópoles 16/06/2023 10h10
Ciclone no RS causa inundações; uma pessoa morreu e duas estão desaparecidas
Ciclone no RS causa inundações; uma pessoa morreu e duas estão desaparecidas - Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

A chegada de um ciclone extratropical à Região Sul do país provocou tempestades e ventos fortes no Rio Grande do Sul durante a madrugada desta sexta-feira (16/6). Rajadas chegaram a atingir 100 km/h. Diversas cidades do estado sofrem com inundações – que invadiram casas, hospitais e universidades –, deslizamentos de terra, falta de energia e estradas bloqueadas. Há vítimas, segundo o governo do estado.

Em pronunciamento, o governador do RS, Eduardo Leite, confirmou a morte de um homem de 23 anos, por descarga elétrica, em São Leopoldo. Também em São Leopoldo e também na cidade de Portão há duas pessoas desaparecidas.

A Defesa Civil do estado emitiu alerta vermelho para chuvas intensas e risco de enxurradas nas regiões da Serra, do Litoral Norte e Metropolitana de Porto Alegre. Os rios Caí, Paranhana e Sinos têm possibilidade de cheias. Pelo menos 11 voos foram cancelados no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, devido ao vento forte.

Segundo a Rio Grande Energia (RGE) e a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), concessionárias responsáveis pelo fornecimento de energia no RS, pelo menos 60 mil pontos estão sem energia no estado.