Meio ambiente

Sobe para 22 mil o número de desabrigados e desalojados em Alagoas por causa das fortes chuvas

Governador decreta estado de emergência em 29 municípios e anuncia medidas de apoio

Por 7Segundos 09/07/2023 08h08 - Atualizado em 09/07/2023 08h08
Sobe para 22 mil o número de desabrigados e desalojados em Alagoas por causa das fortes chuvas
Em Penedo, mais de 40 pessoas afetadas pelas chuvas já recebem atendimento da prefeitura - Foto: Decom PMP

As intensas chuvas que assolam o estado de Alagoas desde sexta-feira (7) deixaram um rastro de destruição e mais de 22 mil pessoas desalojadas e desabrigadas, de acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado neste domingo (9).

Diante da situação crítica, o governador Paulo Dantas, acompanhado de seu corpo de secretariado, assinou o termo que decretou estado de emergência em 29 municípios afetados pelas chuvas. Além disso, foi anunciada a criação de um comitê integrado entre órgãos e secretarias de estado, com o objetivo de coordenar as ações de assistência e reconstrução.

Segundo os dados repassados pela Defesa Civil, a cidade mais impactada é Marechal Deodoro, que conta com mais de 3 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas. Ainda durante a tarde deste sábado, está prevista a divulgação de um novo boletim atualizando as informações sobre os danos causados pelas chuvas.


A Defesa Civil ressaltou que o número de pessoas afetadas pelas chuvas aumentou significativamente devido à atualização dos dados por parte dos municípios localizados na região metropolitana. Essa revisão revelou a extensão dos danos causados pelas enchentes.

Além dos desalojados e desabrigados, lamentavelmente foi registrado até o momento um óbito em decorrência das chuvas. As autoridades estão mobilizadas para prestar apoio às famílias afetadas e minimizar os impactos causados pela adversidade climática.

A situação continua sendo monitorada de perto pelas equipes da Defesa Civil e demais órgãos envolvidos, que trabalham incansavelmente para prestar auxílio às vítimas e realizar ações de mitigação dos danos provocados pelas chuvas. A população é orientada a seguir as recomendações das autoridades locais e a buscar abrigos seguros caso necessário.