Arapiraca

Aula de matemática em cemitério emociona estudantes da zona rural de Arapiraca

Turma de escola municipal do Canaã foi levada ao cemitério da comunidade pelo professor Daniel Ferreira

Por 7Segundos 12/07/2023 12h12 - Atualizado em 12/07/2023 12h12
Aula de matemática em cemitério emociona estudantes da zona rural de Arapiraca
Grupo de estudantes têm aula de matemática dentro de cemitério na zona rural de Arapiraca - Foto: Cortesia

A matemática está presente em todos os momentos da vida e até mesmo depois dela. Uma aula da disciplina levou os alunos da Escola Municipal Fernando Collor de Mello, no povoado Canaã, em Arapiraca, a refletirem sobre a brevidade do tempo e a valorização dos momentos junto as pessoas que amamos, em meio a cálculos matemáticos.

Nesta quarta-feira, 12 de julho, o professor Daniel Ferreira levou o grupo de estudantes ao cemitério João Batista, que fica na mesma comunidade e propôs aos alunos a localizarem sepulturas de parentes e de outros entes queridos e fazerem cálculos sobre o tempo de vida dessas pessoas, o que acabou levando os adolescentes a refletirem sobre a própria vida.

"O resultado foi muita emoção com as falas comoventes vindas de muitos alunos que estavam desanimados com a vida e outros que estavam com saudades de entes queridos", afirmou o professor.

Durante a atividade, os adolescentes ficaram comovidos ao perceberem a brevidade da vida e do impacto que parentes e amigos falecidos continuam tendo sobre a vida deles.

"Fiquei muito feliz com essa experiência. Nunca pensei em ter uma aula no cemitério e aprendi que a vida é muito especial. Aqueles que morreram são eternos nas nossas melhores memórias", afirmou o adolescente de 13 anos José Davi, aluno do 7º ano.

Daniel Ferreira afirmou que apesar de vários adolescentes terem expressado saudades e tristeza por pessoas que já se foram, ao final da aula, o aprendizado deixou os alunos mais motivados.

"Realmente essa atividade mostrou o quanto a vida é especial e que a matemática nos acompanha em casa momento, por meio do tempo. Ver meus alunos emocionados, falando sobre a importância da vida e dos nossos momentos em aula vai ficar gracado nas minhas melhores lembranças educacionais. Eles realmente saíram mais animados e motivados", ressaltou.

O professor afirmou que a aula no cemitério só foi possível por conta do apoio da coordenação da Escola Fernando Collor e da Secretaria Municipal de Educação, e agradeceu também à coordenadora do cemitério, Priscila Farias, por acreditar e permitir a realização da atividade.