Artista alagoano ministra oficina de escultura com material reciclado em São Sebastião e Arapiraca
Trabalho foi selecionado pelo edital da Algás Social, que tem o objetivo de democratizar o labor artístico com a despoluição ambiental
O artista Jackson Lima é uma daquelas mentes que carregam a genialidade da arte e a enxerga como possibilidade de transformação. Seu trabalho reúne beleza e reciclagem ao desenvolver peças contemplativas a partir de materiais retirados das margens dos rios, como embalagens, tecidos, arames, papelão, alumínio e outros que possam ser usados artisticamente na confecção de esculturas.
A partir desse trabalho, o projeto “Dividindo saberes – Arte e reciclagem, uma composição na natureza”, idealizado pelo artista e realizado pela Parede Azul Produções, foi selecionado pelo edital da Algás Social com o objetivo de democratizar o labor artístico com a despoluição ambiental, oferecendo oficinas em comunidades de São Sebastião e Arapiraca.
Momento em que os indígenas criavam as peças de arte. Foto: Tarcísio Ferreira.
Iniciada no último sábado (08), em São Sebastião, a oficina direcionada à aldeia Karapotó Plak-ô, concluiu o primeiro fim de semana com uma homenagem ao cacique, através de uma escultura confeccionada a partir do lixo coletado nos arredores do rio que delimita as terras que pertencem à aldeia.
"Esses alunos já são artistas, artesãos natos porque essa gente que já nasceu sabendo desenvolver peças e utensílios que fazem parte da sua cultura indígena”, disse Jackson Lima.
Em São Sebastião, as aulas acontecerão nos próximos 22 e 23 de julho na Escola Estadual Indígena Itapó e o encerramento se dará no dia 28, com uma exposição dos trabalhos produzidos durante a oficina.
Já em Arapiraca, as inscrições ainda serão abertas para pessoas a partir de 12 anos, residentes na comunidade quilombola do bairro Carrasco.
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
