Arapiraca

Idosos são resgatados de casa de acolhimento em Arapiraca após denúncia de maus-tratos e negligência

O local não tinha condições de acolher idosos da forma adequada

Por 7Segundos 12/07/2023 16h04 - Atualizado em 12/07/2023 17h05
Idosos são resgatados de casa de acolhimento em Arapiraca após denúncia de maus-tratos e negligência
Idosos resgatados de casa de acolhimento em Arapiraca após denúncia de maus-tratos e negligência - Foto: Reprodução/PC

Dois idosos foram resgatados nesta quarta-feira (12), durante uma ação deflagrada pela Polícia Civil de Alagoas (PC/AL) em uma casa de acolhimento irregular localizada no Povoado Baixa da Onça, zona rural de Arapiraca. A ação policial foi realizada após denúncias de maus-tratos e negligência e em cumprimento a um mandado judicial.

A operação foi coordenada pelo agente Jarlan Souza, chefe da Diretoria de Polícia Judiciária da Região 3 (DPJ3), com o apoio da Delegacia Regional de Arapiraca, coordenada pelo delegado Edberg Sobral de Oliveira.

De acordo com informações da coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Arapiraca, Izabela Ferreira, foi constatado que o local não possuía registro para funcionar como abrigo ou instituição de longa permanência para idosos, além de não estar adequado para esse fim específico.

Ainda segundo Izabela, no início da ação, os idosos negaram estar sofrendo maus-tratos, no entanto, levando em consideração a situação constatada e a necessidade de garantir o bem-estar de ambos, os dois foram retirados do local e encaminhados para abrigos regularizados que atendem ao protocolo de credenciamento junto aos órgãos públicos. Esses abrigos foram escolhidos pelo Ministério Público, por meio da Promotoria de Arapiraca.

A ação realizada pelas autoridades busca assegurar a proteção e o cuidado adequado aos idosos em situação de vulnerabilidade. A falta de registro e a inadequação do local reforçam a importância de fiscalização e controle das instituições que prestam serviços voltados para essa população.

O delegado Edberg Sobral de Oliveira ressaltou a importância da colaboração da sociedade em denunciar casos de maus-tratos e negligência contra idosos.