Ministério Público promove reunião com Sefaz para tratar de atraso no repasse a hospital e PSS do Samu
Promotores já ajuizaram ação civil pública para tentar resolver problemas

O procurador-geral de Justiça, Márcio Tenório Albuquerque, promoveu reunião com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) para discutir sobre problemas que afetam a saúde pública no município de Arapiraca. O encontro aconteceu na manhã desta segunda (31), na sede do Ministério Público de Alagoas, em Maceió.
O atraso nos repasses para o atendimento a pacientes com câncer e problemas cardíacos, bem como a precariedade dos quadro de funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgância (Samu), que são objeto de uma ação civil pública (ACP), foram discutidos com a secretária estadual da Fazenda, Renata Santos e a secretária estadual de Agricultura e Pecuária, Carla Dantas. Também participaram da reunião as promotoas Micheline Tenório, coordenadora no Núcleo da Saúde do MP, e Viviane Farias, da área da Justiça da Fazenda de Arapiraca.
As promotoras falaram sobre o atraso no repasse do programa Mais Saúde, voltado para o atendimento aos pacientes de oncologia. De acordo com elas, há um déficit nos repasses desde o mês de março, problema que atinge também a área de cardiologia.
"O Estado não está conseguindo cumprir o acordo em Arapiraca e isso é preocupante, porque interfere diretamente na saúde do cidadão, tivemos um momento em que pendências começaram a ser contornadas, pois a Sesau estava repassando as verbas, mas o problema voltou a se agravar”, afirmaram, de acordo com a assessoria de comunicação do Ministério Público.
Na próxima quarta-feira, 02 de agosto, a Promotoria de Arapiraca promove uma audiência pública para ouvir pacientes que estão na fila de espera para atendimento de oncologia e cardiologia no Hospital Chama, em Arapiraca.
PSS do Samu
A reunião tratou também da ação civil pública ajuizada pelo promotor Rogério Paranhos para a realização de processo seletivo no Hospital de Emergência do Agreste e Samu de Arapiraca. Os prazos dados pela Justiça para realização das seleções já venceram.
Mas a secretaria da Fazenda, Renata Santos, garantiu que em 90 dias será elaborado e lançado edital. “Garanto tentar uma solução pactuada para resolver o mais rápido possível este problema. Agora mesmo vou me comunicar com a procuradora-geral do Estado para que sejam acionados os secretários do Planejamento e da Saúde e, juntos, encontrarmos a saída”, declarou, dizendo aqui que Alagoas pretende transferir a gestão do Samu para o Corpo de Bombeiros.
“A reunião foi muito produtiva, tanto para o Ministério Público quanto para o povo, o governador já havia falado comigo na semana passada, quando me convidou ao palácio para tratar sobre vários assuntos, entre eles alguns pertinentes à educação e ao Samu de Arapiraca, quando ele disse do interesse em resolvê-lo. Finalmente sentamos e, possivelmente, fecharemos um tac com o intuito de resolver, de uma vez por todas, a situação dos precários no Samu de Arapiraca. O Ministério Público, nessa oportunidade, ouviu a Sefaz, foi falado sobre um planejamento de execução para que o problema seja revertido e os cidadãos de Arapiraca e região tenham a assistência à saúde garantida. Depois dos posicionamentos da secretária Renata e das promotoras Micheline e Viviane, sugeri que, no prazo de 15 dias, tenhamos uma segunda reunião com a presença dos secretários da Seplag e da Saúde, além da chefe da PGE para definirmos medidas a serem adotadas, pois temos o papel de garantir direitos e zelar pela cidadania”, enfatizou o procurador-geral de Justiça, Márcio Tenório de Albuquerque.
Últimas notícias

Motociclista morre em grave acidente na Avenida Dr. Júlio Marques Luz

Plano de Israel para Gaza pode gerar “nova calamidade”, alerta ONU

Relator do Orçamento quer flexibilizar arcabouço fiscal de Haddad

Médico avalia quadro de saúde de Faustão após novos transplantes

Adolescente é salvo pelo primo após se engasgar com achocolatado em Fortaleza

PF recebe 2 mil produtos irregulares apreendidos em operação contra cigarros eletrônicos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
