Reeleição de Tonholo como reitor da Ufal fortalece a luta pela emancipação do campus de Arapiraca
O projeto é uma iniciativa do deputado federal Daniel Barbosa com o objetivo de desenvolver o ensino superior no Agreste
A possibilidade de transformar o campus de Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em uma instituição independente de ensino superior, a Universidade Federal do Agreste de Alagoas, ganha um novo impulso com a recente reeleição do professor Josealdo Tonholo como reitor da Ufal. Sua recondução ao cargo representa uma vitória para os defensores da emancipação do campus, fortalecendo o projeto encabeçado pelo deputado federal Daniel Barbosa (PP).
A história do campus de Arapiraca tem sido marcada por um progresso notável desde sua criação, em 2006, junto com a interiorização da universidade. Transformá-la em instituição independente representa um passo significativo para o desenvolvimento educacional e científico da região do Agreste alagoano.
As primeiras conversas sobre o assunto aconteceram em maio deste ano, quando o reitor esteve em Brasília para uma reunião com o deputado Daniel Barbosa. Na ocasião, também estiveram presentes o diretor do campus Arapiraca, professor Arnaldo Tenório, e uma equipe de técnicos da universidade.
O campus da Ufal em Arapiraca conta com 23 cursos de graduação e três mestrados, e beneficia mais de 6 mil jovens do interior do estado, o que já o credencia a ser emancipado.
O projeto busca trazer mais autonomia e uma nova perspectiva de gestão e orçamento, podendo receber investimentos diretos do Governo Federal, sem a necessidade de intermediação da sede, o Campus A. C. Simões, que fica em Maceió.
Josealdo Tonholo e Eliane Cavalcante foram reeleitos com 74% dos votos.