Arapiraca

Entidade do comércio pretende apelar ao governador para agilizar medidas de segurança em Arapiraca

Presidente da Acena passou por momentos de tensão durante assalto a farmácia

Por 7Segundos 14/08/2023 17h05
Entidade do comércio pretende apelar ao governador para agilizar medidas de segurança em Arapiraca
Imagens mostram três assaltantes entrando na farmácia - Foto: reprodução

A Associação do Centro Novo (Acena) tenta uma audiência com o governador Paulo Dantas para pedir agilidade na implementação de medidas de segurança para o comércio de Arapiraca. 

Os arrombamentos a estabelecimentos comerciais no período noturno e os assaltos ocorridos durante o funcionamento das empresas amedrontam funcionários, clientes e preocupam empresários que, além de amargarem prejuízos, ainda temem queda no movimento devido a falta de segurança.

De acordo com o presidente da Acena, Cláudio Júnior, a ação dos criminosos está cada vez mais ousada, trazendo até risco de vida às pessoas.

"Eu mesmo presenciei um assalto nas última semana e fui ameaçado por assaltantes armados. Temi pela minha vida e pela vida de outras pessoas que estavam no local. Dois dias depois, os mesmos bandidos voltaram ao estabelecimentos e assaltaram de novo, da mesma forma", relatou.

Cláudio Júnior se refere aos assaltos ocorridos em uma unidade da Farmácia Permanente, localizada na praça Manoel André, na semana passada. Na terça-feira, 8 de agosto, ele estava no estabelecimento quando os assaltantes chegaram.

"Eram quatro homens, três entraram e um ficou do lado de fora. Eu ainda chamei a atenção deles, com o objetivo de assustá-los, mas eles levantaram a camisa e mostraram que estavam armados com facas para mostrar o que estavam dispostos a fazer caso qualquer pessoa reagisse. Fui me proteger no estoque e acionar a polícia, mas eles demoraram mais de 30 minutos para chegar, porque foram para outra farmácia. Quando chegaram, os bandidos já tinham efetuado o assalto e fugido", contou.

Dois dias depois, em 10 de agosto, os mesmos assaltantes retornaram ao estabelecimento e, novamente armados com facas, cometeram novo assalto. "Além de ser uma afronta à polícia, deixa todo mundo indignado e aflito. Cada crime desse coloca pessoas em risco e provoca sucessivos prejuízos aos empresários", ressaltou.

Vídeos das câmeras de segurança mostram que os dois assaltos foram cometidos pelo mesmo grupo de criminosos. Em alguns minutos um dos vídeos estará disponível no Instagram do 7Segundos.

O presidente do Sindilojas Arapiraca, Wilton Malta, afirmou que a insegurança sempre foi uma das grande dificuldades enfrentadas pelas empresas na cidade, problema que se agravou nos últimos anos.

"Buscar melhorias para a segurança do comércio sempre foi uma das prioridades do Sindilojas, ainda mais a partir de 2022 quando os roubos se tornaram mais frequentes. Promovemos várias reuniões, até o secretário Flávio Saraiva esteve em Arapiraca para ouvir os empresários sobre o assunto. Várias medidas para foram apesentadas, mas a maioria ainda não foi implementada. Nós temos pressa porque o que a gente percebe que os criminosos estão ficando mais ousados mesmo com uma presença maior da PM nas ruas. Se não houver ações efetivas, empresas podem fechar as portas ou até mesmo pessoas podem perder a vida durante um assalto", declarou.

Nas próximas semanas, a Acena deverá tentar uma audiência com o governador Paulo Dantas para solicitar agilidade na adoção de medidas, como o programa Ronda no Bairro, anunciado há dois anos e está pronto para ser implementado; além de aparelhamento e aumento dos efetivos das polícias e a implantação de sistemas de videomonitoramento.

Quem tiver informações que possam ajudar a polícia da identificação e prisão dos criminosos pode entrar em contato pelo telefone: 181 do Disque Denúncia. O sigilo da fonte é garantido.