Justiça

Arena do Empoderamento Feminino celebra Lei Maria da Penha e critica violência doméstica

Instituições e órgãos estaduais e municipais trabalham em parceria para fortalecer o combate à violência contra a mulher

Por 7Segundos 18/08/2023 12h12 - Atualizado em 18/08/2023 15h03
Arena do Empoderamento Feminino celebra Lei Maria da Penha e  critica violência doméstica
Abertura da Arena do Empoderamento Feminino em Arapiraca - Foto: Fábio Lopes / 7Segundos

Gabriela Vieira, 30 anos, estudante de psicologia foi a protagonista do vídeo institucional que abriu a Arena do Empoderamento Feminino na manhã desta sexta-feira (18), no Arapiraca Shopping, em Arapiraca, celebrando o aniversário da Lei Maria da Penha, o Agosto Lilás e as conquistas dos direitos das mulheres.

No vídeo, Gabriela Vieira relata a violência doméstica e psicológica que sofreu do marido ciumento e o apoio que recebeu para ter coragem de denunciá-lo pelas agressões verbais e físicas sofridas por ela.

“Sofri perseguição pelo ciúme dele que me agredia com palavras e humilhações. A violência não é só física, é psicológica também e graças a Deus eu tive coragem de sair do sofrimento e o meu tempo de chorar já cessou”, relatou a personagem do vídeo que terá a série “Mulheres que Inspiram” e será divulgada nas redes sociais do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJAL).

Para fortalecer a campanha contra a violência doméstica e familiar sofrida pelas mulheres, o vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Orlando Rocha Filho e o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, o presidente da OAB Subseção Arapiraca, Daniel Fernandes, magistrados e integrantes de empresas e instituições parceiras se uniram no combate à violência contra a mulher.

O vice-presidente do TJAL, Orlando Rocha Filho, destacou o aniversário da Lei Maria da Penha comemorado no dia 7 de agosto e a promoção do Agosto Lilás, que promove a conscientização da violência contra a mulher e a luta de todos e de todas as instituições para combater este tipo de violência cada vez mais frequente no país e no estado de Alagoas.

“Mesmo com todas as nossas forças institucionais, mas sem o apoio da sociedade essa campanha consegue atingir seu objetivo que é combater a violência contra a mulher e por isso estamos aqui em Arapiraca para fortalecer esta luta junto com a sociedade”, frisou Orlando Filho.

O prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, destacou que o secretariado da Prefeitura de Arapiraca é composto, em sua maioria, por mulheres e que a gestão atua fortemente no combate à violência contra a mulher.

“As secretarias da Educação, Desenvolvimento Social e Saúde são comandadas por mulheres, além de outros cargos na prefeitura, mas não é devendo algum favor, todas elas estão nos cargos pelo mérito de cada uma”, frisou Luciano Barbosa.

A juíza titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Arapiraca, Clarissa Mascarenhas ressaltou a importância da Patrulha Maria da Penha e do fortalecimento da rede de apoio à mulher para combater a violência às mulheres que sofrem agressões físicas e psicológicas.

“O Poder Judiciário tem acompanhado este tipo de violência e estamos juntos para fortalecermos a proteção que a mulher precisa para viver com dignidade sua própria vida”, afirmou a magistrada.

A Arena do Empoderamento Feminino reúne diversas instituições e órgãos estaduais e municipais que em parceria estão promovendo diversas ações e emissões de documentos para mulheres até as 22 horas desta sexta-feira em diversos pontos do Arapiraca Shopping.

Oficinas de doces finos, canapés e decoração de brownies serão oferecidas a todos de forma gratuita pela instrutura do Senac Arapiraca, Eliane Fonseca.

“É uma ação muito importante para todas nós, que estamos aqui para nos fortalecermos nesta luta e no combate à violência doméstica e familiar e todas nós mulheres precisamos estar unidas em defesa de todas nós, principalmente na independência financeira que poderá começar com cursos gratuitos como estes aqui na área gastronômica ofertados em Arapiraca”, destacou.

Veja, abaixo, os serviços oferecidos pela Arena do Empoderamento Feminino no Arapiraca Shopping. Detalhes dos serviços aqui.

SERVIÇOS DE SAÚDE (10h às 20h)
Aferição de pressão arterial;
Teste de Glicemia capilar; HIV, Sífilis e Hepatite B e C;
Imunização;
Citologia;
Encaminhamento para mamografia;
Orientações sobre assédio materno no ambiente de trabalho;
Pintura de mama (Banco de leite);
Orientação sobre Saúde Bucal;
Orientação de controle de Tabagismo;
Orientação sobre alimentação saudável;
Orientação de combate ao Aedes Aegypti;
Divulgação sobre o trabalho do CEREST;
Orientações sobre assédio moral no trabalho;
Orientação sobre a prática de prevenção do assédio moral;

OUTROS SERVIÇOS:
10h às 22h - Atendimento do Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Arapiraca
10h às 22h - Projeto Reconstruindo Laços (Cesmac do Agreste)
10h às 22h - Polícia Militar - Patrulha Maria da Penha
11h às 13h - Oficina - Doces Finos (Senac)
15h às 17h - Oficina Canapés Variados (Senac)
19h às 21h - Oficina de Browniers (Senac)
10h ÀS 17h - Agendamento de Carteira de Identificação; Título Eleitoral; CPF; Carteira de Trabalho Digital. (Casa de Direitos)
10h ÀS 20h - Cadastro de doação de medula óssea (Hemoal Arapiraca)
10h às 16h - Coleta de sangue para doação das (Hemoal Arapiraca)
10h ÀS 17h - Serviços do Cadastro Único; Carteirinha Intermunicipal; Carteirinha Interestadual; Centro de Referência e Atendimento a Mulheres Vítimas de Violência Doméstica (CRAMSV) - orientações sobre o trabalho desenvolvido. (Secretaria de Assistência Social)
10h às 22h - Espaço “instagramável” Mulheres do Brasil: cenário oferece uma foto atrativa ao público, em tons de lilás.
10h às 19h - Orientação sobre os direitos da mulher vítima de violência. (OAB Arapiraca)

PROGRAMAÇÃO DE DEBATES:
14h – TJAL: Ações do Juizado da Violência Doméstica em Arapiraca.
14h30 – TJAL: Ações da Coordenadoria Estadual da Mulher.
15h - OAB: Rede de apoio às mulheres vítimas de violência.
16h – Polícia Militar: Atuação e avanços da Patrulha Maria da Penha.
17h – Hemoal: Ciclo do sangue no hemocentro de Arapiraca.
17h30 – Orientação sobre defesa pessoal para mulheres vítimas de violência.
18h – Prefeitura: Destaladeiras de fumo, cultura, memória e identidade.
18h30 – Prefeitura: Clube de leitura para mulheres em Arapiraca.
19h – Cesmac : Apresentação de banda de música com alunos e professores.
19h40 – Cesmac: Protagonismo feminino como instrumento de transformação.
20h40 – Encerramento da Arena.